Assembleia movimenta a semana do sistema sindical dos PRFs

Por
|

José Medeiros firmou compromisso pela celeridade do andamento da PL 5865/16 no Senado e foi bem recebido pelos dirigentes sindicais | Foto: Agência FenaPRF

A semana em Brasília foi de agenda cheia. Representantes dos 25 sindicatos fizeram, além da articulação política na aprovação do PL 5865/16 na Câmara, trabalhos de discussão interna do sistema e seminários de qualificação para o trabalho de representação da categoria. No último dia de Assembleia Geral Extraordinária, os sindicalistas ainda receberam a visita do senador José Medeiros.

O senador Medeiros, que é Policial Rodoviário Federal, agradeceu o empenho de todos na busca pela aprovação do PL 5865/16 na Câmara dos Deputados. “Tão logo chegue ao Senado, a expectativa é que a gente possa acelerar o trânsito do projeto”, afirmou o parlamentar.

Estudo de expectativa de vida
Na manhã da quarta-feira foi apresentado, pelos técnicos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o escopo do estudo contratado sobre expectativa de vida e outros aspectos de saúde do PRF. Foram discutidos com o Conselho de Representantes os planos, prazos e fases do estudo, além de colhidas novas ideias para enriquecimento do projeto.

O estudo será importante para definição de pautas a serem buscadas pelo sistema sindical nos próximos anos e na luta que vem por aí com a reforma previdenciária. Também será um marco de qualificação dos materiais e iniciativas tomadas pelos Sindicatos Regionais dos PRFs e pela FenaPRF.

Seminários e qualificação
Durante a semana, os dirigentes sindicais tiveram diversas palestras sobre temas relevantes ao meio sindical. Um dos palestrantes, o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Douglas Alencar, explicou especificidades e diferenças entre os regimes estatutário e celetista.

De acordo com o Ministro, é preciso que a Justiça do Trabalho tenha alcance também sobre os casos de servidores públicos. “Eu defendo que a Justiça do Trabalho é competente para julgar casos de trabalhadores estatutários sim. O Ministério Público do Trabalho (MPT) tem agido para buscar melhorias no ambiente de trabalho dos servidores públicos”, afirmou o magistrado.

Outra importante palestra aconteceu com o ex-Secretário Nacional de Segurança Pública e especialista em segurança pública, Ricardo Balestreri. De forma didática, o acadêmico compartilhou experiências que teve na gestão da segurança pública em diversos estados brasileiros e até convenções internacionais. “Nós não podemos mudar o mundo inteiro, mas ao menos uma parte dele. Temos que viver para consertar nosso país e duas categorias são extremamente importantes na transformação social: a categoria policial e o magistério. Ambas têm autoridade para se impor na sociedade como um guia. O policial é o pedagogo da cidadania”, afirmou Balestreri.

Especialistas do DIEESE marcaram presença da reunião com um importante seminário sobre a história sindical no Brasil. Foram apresentados os principais fatores de surgimento do movimento sindical e como ele ganhou corpo nos últimos dois séculos.

 

 

 

27.10.2016 - AGE

 


A reprodução desta notícia é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência FenaPRF’

Notícias Relacionadas:

  1. Sistema Sindical dos PRFs fará assembleia geral em Fortaleza neste sábado
  2. Sistema Sindical dos PRFs apoia a Comissão Nacional do Cadastro de Reserva Concurso 2013 PRF
  3. Deputado Hugo Leal, defensor de um trânsito mais seguro, recebe representantes do sistema sindical dos PRFs
  4. Sistema Sindical dos Policiais Rodoviários Federais promove encontro jurídico
  5. Sistema sindical reivindica direitos e propõe melhorias para a categoria