21

set/2017

Acervo histórico da PRF é um dos atrativos da Semana do Trânsito, na Câmara dos Deputados

Parlamentares e cidadãos que transitaram pelo espaço Mário Covas, no Anexo II da Câmara dos Deputados, tiveram a oportunidade de conhecer um acervo rico em história da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante essa semana. Vários equipamentos da PRF ficaram expostos na entrada da Casa como parte da comemoração dos 20 anos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Um dos curadores do acervo é o PRF aposentado, Roberto Brustolim Júnior. Durante os últimos anos foram coletados, pela equipe do Espaço Histórico Cultural da PRF de Curitiba (PR), diversos documentos, rádios, radares, fardas e outros equipamentos utilizados pela corporação no início das atividades quando ainda era intitulada como Polícia das Estradas.

“Os uniformes de gala, por exemplo, tinham como um de seus trajes a camisa branca, o que para a época deveria ser muito complicado, já que inúmeras estradas eram de terra batida. Quando eu entrei, já houve a mudança para a camisa amarela”, explicou Brustolim.

As relíquias vêm sendo adquiridas desde 2006 por meio de doações e leilões, com iniciativa de inspetores da PRF do Paraná. Entre elas, uma espécie de cronômetro, que servia para aferir se o veículo estava ou não acima da velocidade. À época, o agente ficava em um ponto observando os carros através de um binóculo. Se passassem abaixo de 44 segundos, era constatado a velocidade acima da permitida.

A exposição ficará na Câmara dos Deputados até esta sexta-feira (21). Ela pode ser visitada no Espaço Histórico Cultural da 7ª Superintendência da PRF, em Curitiba. O espaço é aberto ao público às terças e quintas-feiras, das 9h às 15h. O Espaço fica na Linha Verde, nº 10.150. É necessário fazer o agendamento de visitas.

COMPARTILHAR