05

jul/2017

Em reunião em central sindical, FenaPRF dá o balanço das manifestações do dia 30/06

Foto: Thiago Henrique de Morais/Agência FenaPRF

O diretor-secretário da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais, Lourismar da Silva Duarte, participou na tarde desta terça-feira (4) de uma reunião no Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE) para dar um balanço da Greve Geral do último dia 30 de junho no que se refere à categoria.

O encontro com diversos outros grupos sindicais aconteceu na Associação Nacional dos Docentes em Ensino Superior (ANDES). Cada categoria deu seu ponto de vista sobre a paralisação da última sexta-feira (30), que ainda que vários estados tenham recuado em um último momento, a mobilização foi positiva para aqueles que estiveram presentes nos atos em todo o Brasil.

Em seu informe com o ponto de vista da PRF, Duarte explicou que a FenaPRF incentivou a participação de seus sindicatos filiados. “Não fechamos uma análise geral, pois a FenaPRF não atou como protagonista (…). Mas, conscientizamos aqueles que estavam trabalhando para entendessem a natureza, principalmente nas interdições das rodovias os PRFs fossem moderados”, explicou. Ainda assim, o diretor-secretário da entidade classificou como positivo os atos em meio a uma situação caótica em que vive o serviço público.

“Na conjuntura, não temos uma análise, mas faço frente aos discursos já digo aqui que temos que ir contra o desmonte só serviço público. Temos reduzidos 44% do orçamento é estamos com grande dificuldade já para o segundo semestre”, alertou.

Um dos pontos que foi tido como consenso entre os participantes é uma atuação mais forte com os parlamentares que são a favor da Reforça da Previdência, quanto da Reforma Trabalhista. “Temos que fortalecer a pressão contra os deputados. Fizemos o chamamento, pois temos uma um papel importante nesta ideia”, explicou. “Não somos atingidos diretamente pela Reforma Trabalhista, mas o conjunto nos ataca fortemente”, complementou o PRF.

Evento
Foi definido pelos presentes os conceitos e temas da reunião ampliada que acontecerá entre os dias 4 a 8 de agosto. Ela terá como objetivo a discussão do panorama atual das categorias, além das reformas do atual governo, dentre outros assuntos. A expectativa é que 600 dirigentes sindicais participem desta reunião. Pelo evento ser próximo à posse da nova diretoria, a estimativa é que 15 dirigentes da FenaPRF e SinPRFs estejam presentes na reunião.

Participaram da reunião representantes do ANDES, ANFFA, ASFOC, ASSIBGE, CONDSEF, FENAJUFE, FenaPRF, SINAIT, SINAL, SINASEFE e SINDIRECEITA. A próxima reunião está marcada para o dia 11 de julho, às 16h, na sede da ANDES.


A reprodução desta notícia é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência FenaPRF’

COMPARTILHAR