27

abr/2018

Exército faz operação e apreende mais de 20 quilos de explosivos

Cerca de 20,5 quilos de explosivos e 777 metros de cordel detonante foram apreendidos em estabelecimentos que fabricam e mannipulam bombas e similares, pelo Exército brasileiro, durante a Operação Rastilho IV nos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e no Rio Grande do Norte. Além do material, foram apreendidos ainda 5 mil acessórios para explosivos. A operação, que aconteceu entre a última terça-feira e quinta-feira, interditou uma empresa no Rio Grande do Norte e, autuou outras 19 empresas, que funcionavam de forma irregular.

A ação foi realizada pelo Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 7ª Região Militar. Segundo a assessoria de Comunicação do Exército, a operação visou a intensificação do controle da produção, armazenamento, transporte, comercialização e utilização de explosivos e produtos correlatos. Ao todo, 64 locais foram vistoriados, sendo 35 em Pernambuco.

Um total de 130 integrantes do Exército, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Receita Estadual e Ibama participaram das vistorias. Eles percorreram quase cinco mil quilômetros os quatro Estados para a vistoria de 62 alvos. Segundo o Exército, as empresas fiscalizadas têm autorização para realizar as atividades que desejam, mas nem sempre funcionavam de acordo com as regras específicas.

Uma das autuações que mais ocorreram foi que envolve explosivos excedentes de planos de detonação. Isso ocorre quando a empresa pede autorização para usar uma quantidade de detonantes numa ação, mas acaba utilizando um número menor de explosivos. O restante do material deveria ser destruído, mas acaba sendo mantido de forma irregular.

Reprodução: Diário de Pernambuco

COMPARTILHAR