18

set/2017

FenaPRF pede apoio ao Ministério da Defesa para a troca do armamento do efetivo

Em busca de uma melhoria do armamento para os seus servidores, a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) se reuniu com o Dr. Flávio Basilio, Secretário de Produtos da Defesa, para pedir o encaminhamento no que tange a renovação das pistolas utilizadas pelos policiais. A reunião aconteceu no Ministério da Defesa na tarde desta segunda-feira (28).

O último processo de renovação do armamento dos PRFs foi em 2010, quando foram adquiridas 3 mil modelos da Taurus 840. O modelo anterior, Taurus PT 100, ainda está sendo utilizada por diversos policiais, além de outras de maior calibre utilizadas pela inteligência da PRF. Entretanto, há pistolas que estão há mais de 20 anos em uso.

A iniciativa da FenaPRF de promover essa reunião com membros do Ministério da Defesa partiu após a tragédia ocorrida há quase um ano, no Maranhão. Em Nova Olinda do Maranhão, o PRF Ivanildo Alves, de 43 anos, policial há 22 anos, morreu vítima de um disparo em o acionamento do gatilho após a pistola ter caído ao chão. O projetil acertou o policial no rosto, que morreu na hora.

Para os diretores da Federação, a reunião com o secretário Flávio Basilio teve um saldo positivo, uma vez que a o secretário se mostrou favorável a troca desse armamento. A intenção da Defesa é alinhar esse procedimento com o Ministro Raul Jungmann e com o Diretor-Geral do Departamento da PRF, Renato Dias. Basilio acredita, ainda, que a FenaPRF pode ser uma grande aliada para que essa troca do armamento dos policiais ocorra em um futuro breve.

Representaram a FenaPRF na reunião desta segunda-feira, o vice-presidente Dovercino Neto, o diretor jurídico, Marcelo Azevedo, o diretor financeiro, Ricardo Sá. O presidente do SinPRF/DF, José Nivaldino, também participou do encontro.

COMPARTILHAR