28

fev/2018

GO: Agrotóxico de comercialização proibida no Brasil é apreendido pela PRF em Itumbiara

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na tarde desta terça-feira (27) na BR 153, em Itumbiara, uma carga de 60 quilos de agrotóxico de comercialização proibida no Brasil. De acordo com a corporação, o produto foi colocado em uma transportadora no Sul do país e seria entregue no Tocantins.

O policial rodoviário federal Vale Junior disse que o ônibus interestadual foi parado na barreira da PRF de Itumbiara por volta de 18 horas. No interior do ônibus , os agentes encontraram o agrotóxico dentro de cinco caixas. Os agentes desconfiaram do produto ao observar que faltava algumas informações na embalagem e, ao averiguar o conteúdo, se depararam com um defensor agrícola altamente tóxico de comercialização proibida no Brasil.

“Recentemente esse agrotóxico foi liberado no país em uma porcentagem de 5%, mas o produto apreendido tinha cerca de 30%, ou seja, é um produto proibido, que não é aprovado pela área ambiental e que pode ser prejudicial para o solo e também para quem manuseia”, explica Vale Júnior.

Segundo o policial, o produto saiu de Maringá, no Paraná, e tinha como destino a cidade de Gurupi, no Tocantins. A Polícia Civil irá investigar para encontrar os donos do agrotóxico.

O policial que participou da apreensão, que também é agrônomo, disse que cada quilo do produto, no câmbio negro, custa em torno de R$ 1 mil e é usado para combater pragas em sojas. Um quilo do produto produz cobertura para cerca de 33 hectares de área plantada, mas pode provocar danos ambientais incalculáveis.

Outro Caso
Na quinta-feira (22), 110 quilos do mesmo agrotóxico foram apreendidos no mesmo posto policial da PRF de Itumbiara. De acordo com a corporação, o produto também estava embalado em um rótulo diferente para não levantar suspeitas e era levado por uma transportadora.

Ao todo, 170 quilos do agrotóxico foram apreendidos e encaminhados para a Polícia Civil.

Reprodução: MaisGoiás

COMPARTILHAR