01

nov/2017

NOVEMBRO AZUL – A importância do diagnóstico precoce

Combater o câncer de próstata tem sido uma luta crescente no Brasil. Ano após ano as campanhas em torno da prevenção da doença se multiplicam e atingem positivamente a sociedade. Vencer o machismo e abordar o homem sobre a importância de exames rotineiros é um desafio, por isso, a campanha do Novembro Azul em 2017 foca no diagnóstico precoce, essencial para que se tenha sucesso no tratamento do câncer.

Atualmente, a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, somando mais de 13 mil mortes anuais, que leva ao impressionante dado de uma morte a cada 40 minutos. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2016 foram 61 mil novos diagnósticos registrados, mesma previsão para 2017. Em dados gerais, o câncer de próstata é o quarto mais frequente na população brasileira e infelizmente 20% dos pacientes só são diagnósticados quando o tumor está em estado avançado.

Novembro Azul
O responsável por trazer a campanha do Novembro Azul ao Brasil foi o Instituto Lado a Lado pela Vida. A primeira mobilização em território nacional ocorreu em 2008 de maneira pontual. O objetivo do instituto era trazer ao país uma campanha para quebrar tabus que até hoje envolvem os exames de prevenção ao câncer de próstata.

COMPARTILHAR