04

maio/2018

Quinta edição da campanha Maio Amarelo começou nesta semana

A quinta edição do “Maio Amarelo” foi lançada nesta quarta-feira (2). No mês de mobilização pela redução de vítimas de trânsito, o Congresso terá iluminação especial. Durante o período, haverá ações coordenadas entre poder público e sociedade civil.

O lema da campanha deste ano é “Nós somos o trânsito” e busca conscientizar sobre a importância da participação de todos em prol da segurança viária: órgãos e agentes de fiscalização, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), lembra que a Lei Seca completa 10 anos em junho e nesse tempo, além da redução do número de mortes, houve a conscientização de toda uma geração de motoristas. “Essa geração que tem 18, 20 anos já tem a cabeça modificada, já tem a perspectiva de beber e não dirigir”, destacou.

Campanha
O superintendente de trânsito do Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal, Carlos Alberto Spies, explicou que a campanha é coordenada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com a participação de todos os órgãos de trânsito.

Ao longo deste mês, ações educativas e de fiscalização serão intensificadas para conscientizar a população, principalmente em relação ao uso de bebidas e entorpecentes pelos motoristas. “Para aqueles que insistem em dirigir sob o efeito de alguma bebida, a gente orienta: vamos estar nas ruas fiscalizando. Precisamos reduzir o número de acidentes e trazer segurança para a população”.

Mortes
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil ainda é o quinto país mais violento no trânsito, com 234 mortes por ano a cada 100 mil veículos, atrás de Índia, China, Estados Unidos e Rússia.

Segundo a organização, quando os acidentes envolvem motocicletas, o Brasil é o segundo com mais mortes, com cerca de 7 casos de óbito para cada 100 mil habitantes, perdendo apenas para o Paraguai, que tem 7,5 mortes para cada 100 mil habitantes.

Reprodução: Agência Câmara

COMPARTILHAR