PRF resgata 32 pássaros dentro de sacolas de viagem em ônibus na BA

Por
|

Passarinhos eram transportados em sacolas sem água e ventilação (Foto: Divulgação/ PRF-BA)

Resgate ocorreu na manhã desta terça-feira (14), no km 730 da BR-330. Animais eram levados em gaiolas, dentro de duas bolsas de viagem.

A Polícia Rodoviária Federal (PRFs) resgatou, na manhã desta terça-feira (14), 32 pássaros silvestres que eram transportadas por um passageiro em um ônibus interestadual, no km 730 da BR-330, trecho do município de Jequié, no sudoeste da Bahia. Os animais eram levados dentro de duas bolsas de viagem, por um homem de 43 anos.
Os animais, que pertencem à fauna nativa brasileira, são das espécies conhecidas popularmente como “Papa Capim” (27), “Chorão” (3) e “Azulão” (2). Os bichos eram transportados ainda sem tinham ventilação e água.
À polícia, o homem admitiu não ter documentação ambiental que comprovasse a origem das aves. Os animais foram capturados ilegalmente da natureza no município de Barra do Rochae seriam levados para São Paulo (SP), onde o suspeito mora.

Nos pertences do homem, havia ainda duas anilhas numeradas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), objetos que poderiam ser usados para ocultar a origem ilegal dos pássaros.

Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o passageiro pelo cometimento do crime de transporte ilegal de animal silvestre, previsto no Art. 29 da Lei de Crimes Ambientais. As aves foram encaminhadas para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em Jequié.

 

Fonte: G1

Notícias Relacionadas:

  1. RJ: Homem é preso no Rio por levar 10 passarinhos em ônibus de viagem
  2. GO: PRF resgata 260 aves levadas em malas sem ventilação dentro de carro
  3. BA: PRF apreende 559 aves em Anguera
  4. MT: Jovem é detida em ônibus de viagem com 67 quilos de maconha
  5. BA: PRF descobre cativeiro onde pássaros eram estocados