Proposta permite que estados e DF recebam recursos decorrentes da perda de bens do tráfico de drogas

Por
|

Proposta em análise na Câmara dos Deputados permite que estados e Distrito Federal sejam beneficiários de recursos financeiros decorrentes da perda de bens ou produtos utilizados no crime de tráfico de drogas quando a competência para o julgamento for da Justiça Estadual. É o que prevê o Projeto de Lei 5553/16, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS).

“Pretende-se adequar a destinação de recursos provenientes desses crimes, que hoje são recolhidos em proveito exclusivamente da União, que os repassa ao Fundo Nacional Antidrogas (Funad)”, disse o autor.

O projeto inclui a alteração no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40); no Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689/41); na Lei de Drogas (11.343/06) e na Lei 8.257/91, que trata de desapropriação em caso de cultivo de drogas.

O projeto estabelece ainda que a distribuição dos recursos oriundos do crime de tráfico seja regulamentada por lei estadual, devendo ser assegurada a utilização dos recursos em benefício de instituições e pessoal especializado no tratamento e recuperação de viciados e no aparelhamento e custeio das atividades de fiscalização, controle, prevenção e repressão do crime de tráfico de entorpecentes.

Tramitação
O projeto será analisado conclusivamente pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=2087927

Notícias Relacionadas:

  1. Projeto permite apreensão de bens associados à pratica de crimes
  2. Proposta permite aplicar recursos do fundo de segurança pública em projetos viários
  3. Comissão do Senado aprova projeto que agiliza alienação de bens do tráfico de drogas
  4. Polícia Federal faz operação contra tráfico de drogas em quatro estados
  5. Juiz poderá fixar o pagamento de multas para o SUS em condenações por uso e tráfico de drogas