22

jun/2013

102a Conferência da OIT debate papel do funcionalismo no combate à corrupção

Para os participantes, problema pode ser superado com o fortalecimento das instituições democráticas e do controle social, onde os sindicatos têm um papel decisivo a exercer.

O papel do funcionalismo no combate à corrupção. Este foi o tema da reunião organizada pela PSI Internacional dos Serviços Públicos, realizada na tarde desta quinta-feira (13), na 102ª edição da Conferência Internacional do Trabalho. Rudinei Marques, secretário-geral do Fonacate, acompanha os debates juntamente com dirigentes sindicais de todo o mundo.

Dados apresentados durante o encontro estimam que o dinheiro desviado no planeta supera 5% do produto Interno Bruto (PIB) global. Isto é, mais do que 2,6 trilhões de dólares, dos quais 1 trilhão corresponde somente ao pagamento de propina, a cada ano. Para os dirigentes, esse problema pode ser superado apenas com o fortalecimento das instituições democráticas e do controle social onde os sindicatos têm um papel decisivo a exercer.

“A corrupção é um dos problemas mais graves que acontecem em um país, pois deteriora as instituições e mina o seu prestígio”, julgou Maria Concepcion Galan Gil, presidente da Associação Espanhola dos Funcionários de Instituições de Controle da Espanha. Segundo ela, a crise econômica que o país enfrentou deu origem a uma situação delicada aos servidores de controle da Espanha. A crise motivou os espanhóis a recorrerem ao judiciário para evitar a redução salarial e manter o plano de pensões. “No momento, enfrentamos uma campanha onde os servidores são forçados a se aposentar sem que haja previsão de reposição”, concluiu.

Sergio Daniel Hemsani, responsável por assuntos institucionais da Unión Latinoamericana de Trabajadores de Organismos de Control (Ulatoc), traçou uma retrospectiva do receituário neoliberal que apostou nas privatizações e terceirizações levando o serviço público à precarização em diversos países. “A missão dos órgãos de controle é a de servir ao interesse público”, disse.

Ao final do encontro, Marques conversou com Hemsani reafirmando a parceria das entidades de classe do Fonacate que são membros da Ulatoc, como o Sindilegis, a Auditar e o Unacon Sindical. O contato resultou em convite ao presidente, para evento internacional do Ulatoc em Buenos Aires, em dezembro de 2013.

102ª edição da Conferência Internacional do Trabalho

O encontro está sendo realizado até o dia 20 de junho em Genébra, na Suíça. O evento teve início no dia 5, sob o tema “Promovendo um Trabalho Decente”. Acompanhe as notícias sobre a Conferência, na página criada pelo Departamento de Comunicação da OIT. Acesse: http://www.ilo.org/ilc/ILCSessions/102/lang–es/index.htm.

Fonte: Fonacate

COMPARTILHAR