30

out/2020

AGE da FenaPRF leva distorções no IFR ao conhecimento da Direção-Geral

Durante a Assembleia Geral Extraordinária do Conselho de Representantes da FenaPRF ocorrida nesta semana, foram debatidas as recorrentes queixas de irregularidades ocorridas com o IFR em várias superintendências pelo Brasil. As denúncias são de que, nas convocações para participação em operações, a Administração tem vinculado o pagamento da jornada de trabalho laborada na modalidade de IFR a uma jornada extra de trabalho mediante o cômputo em banco de horas.

Ou seja, se o policial quiser se voluntariar para participar da operação mediante o pagamento de IFR, somente pode fazê-lo se laborar jornada equivalente ou superior sem o pagamento da referida indenização, o que foi denominado vulgarmente pelos policiais de “casadinha”. Inclusive, no dia 07 de outubro, a FENAPRF oficiou o Departamento detalhando toda essa situação, e ainda não tinha obtido resposta oficial.

Ainda durante a assembleia, foi agendada reunião do Conselho de Representantes com o Diretor-Geral do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, Eduardo Aggio. O encontro aconteceu logo no dia seguinte, em 29 de outubro, pela manhã, no auditório da Sede do DPRF, em Brasília. Os conselheiros expuseram ao Diretor-Geral, Eduardo Aggio, e sua equipe das áreas correlatas ao assunto, toda a situação e as denúncias recebidas e discutidas durante a AGE.

O Diretor se disse surpreso com o relato, afirmou não ter conhecimento da ocorrência dos fatos relatados e que, da parte dele, não havia nenhuma ordem, conselho ou orientação neste sentido. Os conselheiros informaram que o caso tem ocorrido em todo o Brasil e que as Superintendências Regionais, por sua vez, alegam que essa é uma diretriz vinda da Direção.

Aggio se mostrou preocupado com a situação e se comprometeu a esclarecer os fatos aos superintendentes em reunião ainda nesta sexta-feira (30/10), afirmou ainda se empenhar para responder, o mais breve possível, o Ofício preteritamente enviado pela FENAPRF.

  1. Com este compromisso firmado em reunião, o Conselho de Representantes da FenaPRF aguarda uma breve resolução do caso.

COMPARTILHAR