12

jul/2017

AP: Veículos são fiscalizados pela PRF e Receita na fronteira com a Guiana Francesa

Receita Federal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) começaram uma operação conjunta no lado brasileiro da Ponte Binacional que liga o Amapá à Guiana Francesa, ao norte do estado. Os veículos que passam pela fronteira e chegam a Oiapoque, distante 590 quilômetros de Macapá, são vistoriados para saber se obedecem às leis brasileiras e identificar crimes transfronteiriços.

Mais de 500 atendimentos foram registrados desde o início da operação no posto montado pela Receita e carros já foram retidos, por porte ilegal de arma de fogo e uma quantidade ilegal de mercadorias.

“Fizemos a retenção de 2 veículos, sendo um que estava com arma de fogo e o outro tentou evadir com uma quantidade de mercadorias para entrar no Brasil. Também fizemos a apreensão de mercadorias como leite, em quantidades que configuram comercialização”, explicou o auditor-fiscal da Receita, Edmilson Gonçalves.

Uma das preocupações é com a diferença entre as leis brasileiras e francesas, como por exemplo, a cobrança de seguro ao passar pelas aduanas. No lado francês, o condutor precisa pagar 175 euros, cerca de R$ 630, que é uma taxa para o automóvel contra roubos e acidentes, válida por 30 dias.

No lado brasileiro, nenhuma taxa é cobrada porque o governo ainda não definiu como vai fazer a cobrança. Apesar de o pátio aduaneiro ainda estar em construção, o tráfego de veículos no lado brasileiro é liberado, precisando desviar das obras.

“Há uma preocupação nossa com relação a isso, uma vez que existem homens trabalhando na pista e veículos trafegando ali. Então é importante que as pessoas que por ali trafegam cuidem e andem devagar, respeitando a sinalização colocada ali para que não haja nenhum acidente”, falou o agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), João Carlos Costa.

A Polícia Federal (PF) também participa da operação, com apoio na identificação dos crimes.

Fonte: G1 (Rede Amazônica)

COMPARTILHAR