10

set/2014

CE: PRF apreende 15 toneladas de produtos nocivos à saúde

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um total de 15.732 kg de produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente (crime ambiental), em fiscalização realizada durante hoje (10/09), na BR-116, km 381, em Icó, a cerca de 350km de Fortaleza. Três caminhões realizavam o transporte irregular da carga, junto com produtos de consumo e uso humano, como alimentos, roupas e brinquedos.

Entre os produtos nocivos apreendidos estavam ácido orgânico (líquido corrosivo), HiTEC 343 (óleo para uso automotivo e industrial), resina poliester (inflamável) e pesticida (altamente tóxico).

A primeira apreensão ocorreu às 10h30 de ontem, 09/09. Um homem de 35 anos conduzia um caminhão Scania de placas de Santa Catarina, carregandode 11.961 kg de resina poliester e pesticida, próximo de roupas e brinquedos. Além disso, o veículo não possuía sinalização de transporte perigoso e equipamentos para situação de emergência, os produtos nocivos eram transportados sem envelope adequado e o motorista não tinha curso MOPP (obrigatório para o transporte desse tipo de produto).

À tarde, por volta das 16h30, um caminhão Volvo que transportava 1.225 kg de ácido orgânico, ao lado de 10.995,5 kg de alimentos como biscoitos recheados e uvas passas, e também foi pego  pela blitz da PRF. Os policiais observaram sinalização inadequada para transporte e equipamentos de emergência e proteção aos produtos danosos à saúde.

Às 19h30, o flagra se repetiu, devido ao transporte irregular de 2.545,6 kg do óleo HiTEC 343 próximo a cerveja e lenços umedecidos. O veículo, um Scania com placas do Rio de Janeiro, também não possuía sinalização e equipamentos necessários. Além do motorista, outro homem de 35 anos não estava devidamente preparado para conduzir a carga perigosa.

As ocorrências foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil de Icó, segundo as informações da PRF. Apreensão por excesso de peso.

No início da manhã de hoje (10/09), a PRF apreendeu no Km 60 da BR-222, em Croatá, um veículo que transportava um excesso de 33 toneladas, na carga. O veículo transportava milho a granel da cidade de Balsas-MA para Fortaleza.

O caminhão permanecerá apreendido até realizar a transferência da carga para outro veículo. A PRF alerta que o excesso de carga, além de aumentar os riscos de acidentes nas rodovias (como tombamentos), também é prejudicial ao pavimento e ao próprio veículo, danificando equipamentos de suspensão, por exemplo.

A infração é considerada média. O condutor recebe 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 85, mais uma quantia calculada de acordo com o excesso de peso que era transportado.

Fonte: Diário do Nordeste

COMPARTILHAR