01

jun/2016

Congresso recria frente parlamentar mista em defesa da Previdência Social

Presidente e diretor parlamentar da FenaPRF participam de evento em defesa da Previdência Social – Foto: Agência FenaPRF

A Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) participou nesta terça-feira (31) da cerimônia de relançamento da Frente Parlamentar mista em Defesa da Previdência Social, no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. O presidente da FenaPRF, Pedro Cavalcanti, e o diretor parlamentar da entidade, Renato Dias, representam o sistema sindical dos PRFs no importante evento.

A Frente parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social vai reunir deputados e senadores que lutam contra a desvalorização do maior bem conquistado aos cidadãos brasileiros após anos de lutas. A Previdência Social é a segurança mínima que os empregados têm para viver a aposentadoria de forma confortável.

Centenas de sindicalistas, representantes de diversas categorias de trabalhadores, da iniciativa privada e do setor público, lotaram o auditório no Senado para acompanhar a cerimônia. A frente conta com o apoio de mais de 50 entidades, sobretudo organizações sindicais.

A bancada suprapartidária de senadores e deputados federais pretende atuar em defesa da manutenção dos direitos sociais, da gestão transparente da Seguridade Social e do equilíbrio financeiro e atuarial da Previdência Social pública e solidária.

Centenas de sindicalistas lotaram o auditório Petrônio Portela no Senado – Foto: Agência FenaPRF

O auditório lotado aplaudiu os discursos marcados por críticas a propostas apontadas como parte de futura reforma da Previdência. Entre as medidas, se inclui a fixação de idade mínima de aposentadoria, que poderia chegar a 65 anos, valendo a mesma idade para homens e mulheres. Primeiro a falar e organizador da frente, o senador Paulo Paim (PT/RS) assegurou que a frente atuará de modo “intransigente” para que sejam mantidos os direitos sociais e previdenciários.

“Nossa tarefa não será fácil, pois os ataques serão enormes. Mas temos certeza que, com nossas convicções e consciência, sairemos vencedores. Devolvam o Ministério da Previdência aos trabalhadores e não mexam na CLT, e vida longa à previdência pública brasileira” disse o senador.

A FenaPRF foi uma das patrocinadoras do evento e vai acompanhar de perto todos os debates e mobilizações que serão realizadas nos próximos meses pela frente parlamentar.

Troca de conhecimento
O período da tarde foi marcado por um seminário. Especialistas de áreas ligadas à previdência e economia palestraram e apresentaram seus pontos de vista sobre as mudanças que podem estar por vir. “Todas as reformas feitas desde a Constituição Federal de 88 tendo o déficit como justificativa não se sustentam. Não concordo em chamar as modificações de reforma, a palavra adequações é mais correta. Tem que se avaliar todo um quadro”, afirmou Melissa Folmann, coordenadora da Pós-Graduação da PUC/PR.

 

*Com informações da Agência Senado


A reprodução desta notícia é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência FenaPRF’

COMPARTILHAR