15

mar/2012

Em Dia Nacional de Lutas Planejamento não alivia e diz que reajuste de benefícios só seria possível em 2013

Enquanto servidores em todo o Brasil realizavam um Dia Nacional de Lutas em defesa dos servidores e serviços públicos (foto), as 31 entidades nacionais que participam da Campanha Salarial 2012 estavam em reunião no Ministério do Planejamento com o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça. A reunião desta quinta teve como tema central a busca de reajustes em benefícios como o auxílio-alimentação. Apesar de o assunto já ter sido exaustivamente debatido desde 2011 e ter sido interrompido apenas devido ao inesperado falecimento de Duvanier Paiva, Mendonça disse que reajustes em benefícios só poderiam ser concedidos em 2013. As entidades reagiram afirmando que a postura adotada pelo governo não ajuda no avanço das negociações e pode acirrar os ânimos da categoria. Solicitaram ainda a revogação da Portaria 13/2012 (veja aqui) que limita e congela valores do auxílio-alimentação em R$378. Confira a seguir as atividades que marcaram o Dia Nacional de Luta nos estados.

Depois de muito debate o Planejamento se comprometeu a analisar os estudos sobre o tema (veja aqui) feitos pela subseção do Dieese na Condsef e entregues hoje na reunião. Mendonça chegou a destacar que há possibilidade de avanço nas negociações sobre benefícios. Como o tema da reunião demandou intenso debate uma reunião ficou agendada para a próxima quinta, 22, para tratar dos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional, com destaque para o PL 2203/11 que aguarda votação e prevê readequações em tabelas a partir de 1º de março deste ano de uma série de categorias. Outra reunião foi agendada para o dia 28, mesma data da marcha à Brasília que trará servidores de todo o Brasil em busca de avanços nos processos de negociação. No dia 28 todos os pontos discutidos voltarão à pauta, incluindo os prazos para finalizar as negociações.

Dia Nacional de Lutas é ação importante para fortalecer mobilização – Para a Condsef o governo só irá ceder nas negociações com muita mobilização da categoria e muita unidade dos trabalhadores do serviço público federal. Nesta quinta a entidade recebeu relatos de diversas atividades que marcaram o Dia Nacional de Lutas. No Paraná houve debate com servidores na capital, em Goiás as atividades foram concentradas no interior do estado onde acontece um ciclo de assembleias. O estado informou que deve vir a Brasília com uma caravana de 400 trabalhadores para a marcha do dia 28. No Rio de Janeiro, trabalhadores de diversas entidades que compõem a campanha salarial 2012 fizeram um ato na Cinelândia. Em Minas Gerais houve atividade em frente à sede do Ministério da Saúde.

Os servidores de São Paulo fizeram um ato unificado no pátio do Tribunal Regional Federal. Durante a atividade, as entidades fizeram convite aos servidores para participar da marcha em Brasília no dia 28. Os servidores de Pernambuco também realizaram atividade importante com servidores de diversos setores. Houve café da manhã e panfletagem em sinais de trânsito (foto) para buscar apoio da sociedade na luta por melhores serviços públicos. Em Santa Catarina houve ato no centro da capital, Florianópolis. Assim como nos outros estados a atividade de mobilização foi unificada com diversas entidades e diferentes categorias unidas em torno dos eixos da campanha salarial 2012. No Ceará houve ato também contra a privatização da previdência dos servidores públicos. A concentração dos servidores aconteceu no prédio da Receita Federal, em Fortaleza. No Maranhão também houve ato que contou com participação de servidores de diversos órgãos.

Até o fechamento da notícia de hoje foram esses os relatos oficiais enviados à Condsef. Para a entidade as atividades de mobilização são importantes e fundamentais na busca por avanços nas negociações com o governo. Por isso, é importante que o ato em Brasília no dia 28 conte com a participação do maior número possível de servidores de todo o Brasil. O permanente discurso de austeridade e dificuldades apontadas pelo Ministério do Planejamento no atendimento das principais reivindicações dos servidores deve ser aprofundado entre os servidores que debatem sobre uma possível greve no final de abril ou início de maio.

Nesta sexta, 16, a Condsef reúne seu Conselho Deliberativo de Entidades para avaliar a semana de lutas e fazer um levantamento para a marcha do dia 28. A categoria deve permanecer atenta, mobilizada e pronta para pressionar pelo cumprimento de acordos e avanços nas negociações. Acompanhe. Novas informações sobre as próximas reuniões com o Ministério do Planejamento continuam sendo divulgadas aqui em nossa página.

CONSEF

COMPARTILHAR