17

jul/2014

Em semana de esforço concentrado no Congresso, FenaPRF debate projetos de interesse da categoria com parlamentares

Ricardo Sá, Orival Aguilar, Vicentinho e Percivaldo Júnior.

A Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) aproveitou a última semana de trabalhos no Congresso Nacional no mês de julho para tratar de projetos importantes e de interesses da categoria. Deputados e Senadores estavam em esforço concentrado, antes das férias do meio do ano (recesso branco) e só retornam ao trabalho no início de agosto.

Dessa forma, representantes da FenaPRF e dos Sindicatos dos Policiais Rodoviários Federais de São Paulo e do Rio Grande do Norte (SINPRF/SP e SINPRF/RN) estiveram no Congresso Nacional, percorrendo gabinetes e se reunindo com importantes líderes partidários. A FenaPRF foi representada pelo diretor financeiro, Ricardo Sá, que estava acompanhado dos colegas Orival Aguilar, diretor parlamentar do SINPRF/SP, e Percivaldo Júnior, conselheiro fiscal do SINPRF/RN.

Como tema prioritário, eles trataram da PEC 339/09, que versa sobre o adicional noturno para os policiais e servidores da área de segurança pública. Foram feitas reuniões com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), e com o autor do projeto, Vicentinho (PT/SP). O presidente da casa vai organizar uma nova reunião para tratar do assunto no Rio Grande do Norte. Já para o líder do PT, foi feito o pedido para que a matéria seja colocada na pauta do esforço concentrado no início de agosto.

A previsão é que os parlamentares voltem a se reunir no parlamento no dia 5 do próximo mês. Apesar disso, com o início da campanha eleitoral, pode ocorrer um quórum baixo, o que tornaria inviável a aprovação da PEC. O deputado Vicentinho se comprometeu a analisar a situação e verificar a possibilidade de pautar ou não a medida no esforço concentrado do mês que vem.

Os representantes da FenaPRF ressaltam no entanto que o mais importante do encontro foi manter o tema em debate no parlamento, inclusive com a reunião feita com o presidente da Câmara.

Veto Licença Classista

As lideranças sindicalistas pediram ainda a derrubada do veto da presidente Dilma Rousseff sobre a licença classista com remuneração. A medida estava incluída na MP 632/13, mas o trecho foi vetado pela presidente. Henrique Eduardo Alves também se comprometeu a voltar a debater o assunto no encontro que será marcado no Rio Grande do Norte.

Já o deputado Vicentinho se comprometeu a votar pela derrubada do veto, mas ainda não conversou com o restante da bancada do PT na Câmara. Ainda não há uma data para a apreciação do veto e os representantes sindicais dos PRFs vão se empenhar junto a líderes partidários nas próximas semanas para garantir a licença com remuneração.

Nomeações

Em mais uma ação de apoio aos candidatos aprovados no último concurso da PRF, os representantes sindicais também pediram para que os deputados pressionem os ministérios. Eles pediram a nomeação de todos os aprovados – cerca de mil – no último curso de formação profissional e mostraram aos parlamentares as dificuldades com o efetivo atual, que devem se agravar com as aposentadorias dos PRFs da Turma de 1994.

Foi ressaltada também a situação de muitos candidatos, que já fizeram o curso de formação, saíram de seus empregos e encontram-se aguardando nomeação, sem salário. O deputado Vicentinho deve trabalhar essas questões junto à Secretaria de Relações Institucionais, com o ministro Ricardo Berzoini, enquanto o deputado Manoel Júnior (PMDB/PB) se propôs a procurar a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.


A reprodução desta notícia é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência FenaPRF’

COMPARTILHAR