23

jul/2012

ES: Segundo PRF, dormir ao volante provoca muitas mortes

Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), de janeiro a julho deste ano, oito pessoas morreram e 33 ficaram feridas no Espírito Santo em acidentes provocados por motoristas que dormiram ao volante. Em todo o ano de 2011, três pessoas morreram e 63 ficaram feridas pela mesma causa.

Os dados divulgados pela PRF também apontam a quantidade de acidentes causados pela falta de atenção na direção. No total, em 2012, 26 pessoas morreram e 621 ficaram feridas em mais de 1,5 mil acidentes provocados pela distração no volante. Segundo a PRF, para garantir o melhores condições de trabalho, a lei 12619/12 proíbe os motoristas profissionais de dirigirem por mais de quatro horas ininterruptas sem um intervalo mínimo de 30 minutos de descanso. Em situações excepcionais, contudo, fica permitida a prolongação por até uma hora do tempo de direção, de modo a permitir ao condutor do veículo chegar a um lugar que ofereça segurança e atendimento. Além de repouso diário de 11 horas a cada 24 horas e descanso semanal de 30 horas para o motorista empregado.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) realizam, na próxima quarta-feira (25), uma ação de fiscalização do cumprimento da jornada de trabalho do motorista profissional. A fiscalização ocorrerá em Viana, na região Metopolitana do Espírito Santo, com a intenção de verificar o possível excesso da jornada de cada condutor.

Fonte: 180 Graus

COMPARTILHAR