28

jul/2016

FenaPRF debate com o CGRH sobre a majoração das diárias durante a Olimpíada

Reunião com o CGRH – Foto: Agência FenaPRF

Diretores da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) se reuniram nesta quarta-feira (27) com o Coordenador-Geral de Recursos Humanos do DPRF, Antonio Paim, para pedir a majoração das diárias pagas aos PRFs que estão atuando no cinturão de fronteira durante a Olimpíada.

Apesar desses homens e mulheres não estarem envolvidos no esquema de segurança montado no município do Rio de Janeiro, para os Jogos Olímpicos, o fortalecimento na fronteira faz parte também do reforço montado pelo Governo Federal para garantir a proteção do país durante o período da disputa esportiva.

Nos últimos dias, os sindicatos da categoria (SINPRFs) têm repassado à FenaPRF reclamações dos colegas que atuam na região de fronteira, mas não foram atendidos com a majoração das diárias. Para quem foi deslocado para trabalhar no Rio, por exemplo, as diárias foram majoradas em 150%.

O diretor parlamentar da FenaPRF, Renato Dias, argumentou que os colegas deslocados para o Rio sofrem de fato com os preços mais altos para hospedagem e alimentação na cidade e que é justa a majoração dos valores. Porém, é preciso também atender aos PRFs deslocados para o cinturão de fronteira neste período. Os diretores financeiro, Ricardo Sá, e de secretária, Lourismar Duarte, também solicitaram a extensão do benefício aos colegas da fronteira.

Antonio Paim explicou que a decisão sobre o aumento no valor das diárias tem como base um decreto da presidência da república publicado no Diário Oficial no último dia 15 de julho. O texto estabelece que apenas os servidores deslocados para o Rio de Janeiro e para as demais cidades que vão receber jogos de futebol (Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo) terão as diárias majoradas. No Rio, a majoração é de 150% e nas demais localidades de 50%. Paim se comprometeu a analisar o caso, mas explicou que o decreto, que atinge servidores civis e militares, limita a atuação do DPRF.

Chamou atenção ainda dos diretores da FenaPRF o fato do decreto que estabelece a majoração das diárias valer apenas para o período da Olimpíada, deixando de fora os dias destinados para as Paralimpíadas, que se estendem até o dia 18 de setembro. A direção da FenaPRF vai acompanhar o caso para que os colegas que permaneçam convocados também para as Paralimpíadas tenham o pagamento de diárias compatíveis com os preços para a sua manutenção no Rio de Janeiro.


A reprodução desta notícia é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência FenaPRF’

COMPARTILHAR