11

set/2012

Força Nacional começa a atuar

A Força Nacional de Segurança  passa a atuar efetivamente a partir de hoje no Distrito Federal. A  autorização formal do Ministério da Justiça (MJ) para que 133 homens  (sendo 33 da Polícia Rodoviária Federal) possam agir na capital federal  sai publicada nesta terça no Diário Oficial da União. Durante o  trabalho, que a princípio vai durar 90 dias, os policiais serão  deslocados da unidade de Luziânia, onde continuarão sediados até que as  instalações que estão sendo adaptadas no Gama fiquem prontas. A  transferência definitiva do Batalhão Especial de Pronto-Emprego (Bepe)  para o DF está programada para fevereiro.

Parceria
A atuação da  Força Nacional ocorrerá principalmente nas seis entradas principais do  Distrito Federal, entre elas as BRs 020, 040, 060 e 070. Os crimes mais  visados são o tráfico de entorpecentes e o roubo de veículos com  restrição de liberdade (popularmente chamado de sequestro relâmpago). A  secretária nacional de Segurança Pública do ministério, Sandra Miki,  explica que a intenção não é fazer uma ilha de excelência na capital  federal e, sim, combater a violência dos dois lados da divisa. “Nossa  intenção é inibir a migração dos crimes do Entorno para cá e daqui para o  Entorno”, explicou.

Os detalhes a respeito da atuação da Força  foram fechados em negociações entre os governos federal, do Distrito  Federal e de Goiás. A ação é apenas o primeiro passo de um trabalho  integrado que está sendo programado. “Goiás não tem condições de  resolver sozinho as questões daquela região, por isso vamos atuar em  conjunto. O governo federal vai dar o seu apoio nesse trabalho de  integração. Uma ação está sendo desenvolvida para uma atuação bem ampla  no Entorno”, explicou a secretária Sandra Miki.

O secretário de  Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, entende que o trabalho da Força  Nacional vai trazer reflexos positivos para a capital federal. “Somado  às ações que já estamos desenvolvendo aqui, é certo que vai ajudar na  redução dos índices de criminalidade”, explicou. A operação em Brasília  será comandada pela Polícia Militar do DF (PMDF).

Fonte: Correio Braziliense

COMPARTILHAR