06

ago/2015

Gabinete integrado dos profissionais de segurança pública e do Ministério Público aprofunda debate sobre ciclo completo de polícia

Diretores de entidades reunidos na FenaPRF
Foto: Agência FenaPRF

Entidades que representam servidores da segurança pública e do Ministério Público brasileiro se reuniram nesta terça-feira (04), na sede da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), em Brasília, para continuar o debate e as discussões sobre as mudanças necessárias para melhoria da segurança pública nacional.

O encontro na FenaPRF ampliou a discussão sobre a necessidade do ciclo completo de polícia, evidenciando que, nos casos dos crimes de menor potencial ofensivo, a melhora e a celeridade na prestação do serviço à sociedade são incontestáveis com a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). É importante salientar que o TCO já é produzido em parceria pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em 19 estados e pela Polícia Militar, em seis.

Na opinião dos membros do Gabinete Integrado, o ciclo completo de polícia também representa uma tendência que atende aos anseios da sociedade na busca de uma segurança pública eficiente, somando forças ao projeto das audiências de custódia. Essas audiências vêm sendo implementadas com sucesso e aproveitamento em todo o País. Além disso, são referências de inovação juntamente com esse modelo de polícia.

Também foi debatida a necessidade da organização de um seminário promovido pelo Gabinete Integrado para tratar sobre a previdência dos profissionais de segurança pública. O encontro na FenaPRF voltou a destacar a necessidade do acompanhamento cauteloso das proposições legislativas sobre segurança pública que tramitam no Congresso Nacional.
As instituições que militam na área precisam explicitar aos parlamentares quais matérias se fundamentam no real interesse de trazer melhorias ao país e as que podem encerrar objetivos meramente corporativos.

A próxima reunião do Gabinete ficou marcada para o dia 10 agosto, às 10h, na sede da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), em Brasília.


A reprodução desta notícia é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência FenaPRF’

COMPARTILHAR