19

jul/2018

GO: PFR faz simulação com motoristas sem cinto de segurança

Motoristas e passageiros flagrados sem o cinto de segurança em Goiás estão sendo convidados a passar por uma experiência de impacto.

É uma espécie de escorregador para adultos poderem conferir a importância do uso do cinto de segurança em uma batida. “A gente que está no trânsito todos os dias, nunca imaginava que uma pancada, como diz, é pequena, mas o impulso…”, diz o motorista Calebe Alves. “Realmente é impressionante. Dá a impressão que parece que vai sair de dentro”, afirma o padeiro Guilherme Henrique.

A ideia passou a ser usada em cursos de segurança no trânsito no país. Também serviu de alerta para motoristas e passageiros flagrados sem o cinto em uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal.

Segundo especialistas em trânsito, o motorista tem a impressão de que a velocidade é maior.

“Uns 60 a 80 km/h. Acho que sim”, disse o comerciante Eudemar Amancio da Silva antes de ser informado que, na verdade, estava a 7km/h.

Mesmo em baixa velocidade, sem o cinto, os ocupantes podem se machucar. “A 20km/h, nosso corpo chega a pesar, aproximadamente, 800 quilos. Imagina acima disso”, afirma o policial da PRF Walisson Fuigueiredo.

No teste, os motoristas também recebem orientação sobre o uso correto do cinto de segurança. Não usar o cinto de segurança é a terceira infração de trânsito mais comum no Brasil. De janeiro a junho de 2018 foram aplicadas mais de 1,5 milhão de multas. São Paulo é o estado campeão no ranking da falta de cinto, depois vem Minas Gerais e Santa Catarina.

“Basta um passageiro não usar o cinto de segurança que ele estará colocando em risco os demais ocupantes do veículo”, diz Walisson Fuigueiredo.

Um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego mostrou que o uso do dispositivo reduz em 45% o risco de morte para quem está no banco da frente, e 75% para quem está no banco de trás.

A Greycielly, que foi parada em uma blitz por falta da cadeirinha do bebê, disse que o teste mudou o conceito que ela tinha sobre segurança dentro do carro. “Nunca mais andar sem cinto as meninas na cadeirinha. É muito importante. Gente, vocês não estão entendendo o que é isso aqui”, diz a manicure Greycielly Antunes após o teste.

Reprodução: Jornal Nacional

COMPARTILHAR