24

mar/2014

Goiânia é a 28ª colocada em ranking das cidades mais violentas do mundo

A cidade de Goiânia aparece na 28ª posição em um ranking, elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, das cidades com as maiores taxas de homicídio no mundo. No total, o Brasil aparece com 16 cidades na lista, sendo que a capital goiana fica na 10ª colocação entre os estados da federação.

Segundo a ONG, o ranking é elaborado baseado no cálculo do número de homicídios registrados em cada cidade, dividido pelo número de habitantes e multiplicado por 100 mil. Para ser estudada, a cidade precisa ter uma unidade urbana definida e ter mais de 300 mil habitantes.

No caso de Goiânia, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no ano passado ficou em 44,56. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir da taxa de 10 para 100 mil habitantes já é considerado que há uma epidemia de violência na cidade.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), 589 homicídios foram registrados na capital no ano passado. Com o resultado, Goiânia liderou o ranking das cidades goianas, que registraram 2.576 assassinatos no total de 2013.

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita, informou, em nota, que desconhece a metodologia usada na pesquisa da ONG e que, por isso, prefere não se pronunciar sobre o assunto.

Tráfico de drogas
Indo além do sofrimento das pessoas que perderam entes queridos, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO), Henrique Tibúrcio, ressalta que o problema dos homicídios nas grandes cidades está, na maioria das vezes, ligado ao tráfico de drogas.

“Não vejo como podemos encontrar uma solução para os assassinatos se ela não for pensada de maneira global, pois grande parte das mortes está diretamente ligada ao tráfico. Mesmo quando ela ocorreu em função de um roubo, quando você analisa a fundo, muitas vezes descobre que aquele ato criminoso foi cometido para financiar o vício. E daí por diante”, afirmou em entrevista ao G1.

Tibúrcio diz que as autoridades de Goiânia devem realizar ações de combate a violência, mas que não adianta que essas medidas não sejam compartilhadas por outras cidades brasileiras. “É preciso que seja criado no Brasil um sistema para que as Secretarias de Segurança Pública de todo o país trabalhem com um único meio de inteligência, pois quando o cerco aos criminosos é feito em um estado, eles migram para outra área. Sendo assim, é um círculo vicioso que não tem fim”, destacou.

O presidente da OAB-GO afirma não ter dúvidas de que a repressão ao tráfico de drogas vai ajudar a reduzir o índice de homicídios em Goiânia e no país como um todo. “Claro que existem outros fatores, como a necessidade de investimentos em educação, saúde e em capacitação profissional, mas se o governo federal endurecer o combate às drogas nas fronteiras, essa realidade poderá mudar a longo prazo”, concluiu Tibúrcio.

Fonte: G1

COMPARTILHAR