24

ago/2015

Governo adia para esta semana apresentação de propostas aos federais

Mais uma vez, o governo dilatou o calendário de negociações referente à campanha salarial 2015 do conjunto dos servidores públicos federais. A apresentação de uma nova proposta de reajuste salarial para a categoria, que deveria ter acontecido até essa sexta-feira (21), foi adiada para a próxima segunda (24). O avanço econômico está sendo o principal empecilho para dar continuidade às negociações, que tiveram início no mês de maio.

A princípio, a proposta dos trabalhadores era de 27,3% de reajuste para o ano de 2016, enquanto o governo alegava que só seria possível reajustar 21,3% do salário dos servidores divididos pelos próximos quatro anos, o que resulta um aumento de 5,3% ao ano. Por unanimidade, os servidores rejeitaram a proposta e o governo se comprometeu a apresentar novo índice.

“Só com a Condsef – Confederação que representa os servidores federais nacionalmente – já foram realizadas 45 reuniões. Avaliamos que ao longo de todo esse tempo já era possível ter uma proposta pronta para os servidores”, comenta o secretário geral da Condsef, Sérgio Ronaldo.

Para o sindicalista, existe uma indisposição política da parte do governo em agilizar as negociações com o conjunto de servidores. “Essa sistemática de levar o processo até a última hora é extremamente prejudicial para o processo, pois acabamos sendo surpreendidos de última hora com as propostas, sem ter tempo de dialogar com a categoria e até mesmo mobilizar os trabalhadores”, explica Sérgio Ronaldo.

“Da mesma forma que garantiram que essa semana haveria negociação, pode ser que na segunda apareça algum outro argumento que inviabilize a apresentação da proposta”, afirma o secretário geral da Condsef.

Os servidores federais de Brasília, vinculados ao Sindsep-DF, voltam a se reunir em assembleia na próxima quarta-feira (26). Caso a proposta seja apresentada até lá, as lideranças sindicais levarão os novos números para avaliação da base. No dia 28, a Condsef realiza Plenária Nacional, com representantes dos sindicatos de servidores do país, com o mesmo objetivo.

Fonte: CUT Brasília

COMPARTILHAR