31

out/2012

MA: PRF e MPT alertam caminhoneiros sobre riscos de dirigir sem descanso

Motoristas dirigem até 18 horas sem parar e representam risco, diz MPT. Contran vai transformar dirigir sem descanso em infração de trânsito.

Caminhoneiros foram parados por blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) nesta terça-feira (30), ao passarem por São Luís. A PRF buscava orientar os motoristas de caminhão sobre a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entra em vigor em março do ano que vem e transforma em infração de trânsito dirigir sem descanso.

A lei diz que o motorista profissional tem direito e repouso de 11 horas diárias, além de um descanso de 30 minutos a cada quatro horas ao volante. Em caso de descumprimento, a punição prevista é a apreensão do veículo, multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Com a ajuda de fiscais do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), os policiais analisaram os tacógrafos dos caminhões, um equipamento que registra toda a movimentação do veículo, inclusive o horário das paradas.

Quem estava dirigindo demais, além de fazer orientação sobre a lei, foi encaminhado para conversa com um procurador do Trabalho, que notificou as empresas responsáveis pela exploração dos trabalhadores. “Nós constatamos motoristas dirigindo 12, até 18 horas seguidas, né? Isso é um risco à saúde do trabalhador e um risco também à população que está transitando nas nossas rodovias federais”, comentou o procurador Marcos Rosa.

A operação foi realizada simultaneamente em 26 postos de fiscalização espalhados pelo país. A maior parte dos motoristas concorda que precisa ter mais controle da jornada de trabalho para que eles não fiquem cansados ou sonolentos durante a viagem e acabem provocando acidentes. Mas a maioria também acha que é preciso ter mais estrutura nas estradas para que eles possam parar para descansar. O motorista de um caminhão de 26 metros, por exemplo, não pode estacionar em qualquer lugar, na hora que bem entender.

Confira a reportagem completa no vídeo.

Fonte: G1

COMPARTILHAR