03

abr/2014

MS: Gaeco e PRF prendem 19 durante operação

Agentes do Grupo de Combate ao Crime Organizado e Polícia Rodoviária Federal (PRF) já cumpriram 19 dos 28 mandados de prisão emitidos para a operação Prometeu, realizada durante esta quarta-feira (2) em Mundo Novo, a 462 km de Campo Grande. Também foram cumpridas nove ordens de busca e apreensão, apreendidas armas, munições, máquina de cortar dinheiro, cheques, dinheiro, uma carreta roubada e documentos.

Os investigados integram uma quadrilha que atua na região de fronteira praticando crimes como assaltos, homicídios, falsificação de documentos e contrabando de produtos do Paraguai, principalmente cigarros falsificados. Entre eles há empresários e filhos de vereadores. A operação é resultado de sete meses de investigação.

Segundo o promotor do Gaeco Marcos Alex Vera de Oliveira, os suspeitos “têm uma divisão de tarefas muito clara, desde a pessoa que é responsável pelo envio de produtos ilícitos para outros estados da federação até aqueles que transportam esse produto, aqueles que roubam carretas que são utilizadas nesse transporte, olheiros, enfim, é uma infinidade de indivíduos que atuam nessa organização”, disse.

O inspetor da PRF no estado, Ailton Motti, diz que Mundo Novo é uma das principais cidades de entrada de produtos contrabandeados devido à proximidade com o país vizinho.

“Quase 80% do contrabando de cigarros apreendidos pela PRF é feito nessa região. É uma região em que a quadrilha conseguiu se articular e tirar boa parte da carga de cigarros do nosso estado para os grandes centros”, disse.

Modus operandi

A ação começou às 2h30 (de MS) no quartel do Exército em Guaíra, no Paraná, onde 150 policiais rodoviários federais se reuniram o Gaeco. Às 5h, um comboio com 50 viaturas foi para o município de Mato Grosso do Sul.

O grupo se dividiu para cumprir os mandados. Alguns foram cumpridos em fazendas com auxílio de um helicóptero da PRF. As investigações apontaram que as propriedades eram usadas como um entreposto para esconder produtos contrabandeados.

Uma base foi montada em frente ao Ministério Público Estadual no município.  Após exame corpo de delito, os presos são encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Naviraí, a 359 km de Campo Grande.

Fonte: G1

COMPARTILHAR