05

out/2012

MT: Ônibus com placa falsa é apreendido

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um ônibus que transportava cerca de 50 eleitores para participarem de um comício do candidato a prefeito de Sorriso, Chicão Bedin (PMDB). A medida foi tomada em cumprimento de decisão da juíza eleitoral Débora Pain Caldas, da 43ª Zona Eleitoral, com base em denúncia apresentada pela coligação do candidato adversário Dilceu Rossato (PR).

Segundo a coligação de Rossato, ao menos nove ônibus teriam sido vistos nas imediações do bairro São Domingos. Para confirmar a informação, a magistrada determinou o comparecimento de oficial de justiça ao local, bem como que fosse lavrado auto de constatação caso ficasse configurado abuso de poder econômico ou político, captação ilícita de sufrágio ou de outras práticas.

Segundo o chefe de operações da 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Sorriso, Leonardo Ramos, a PRF foi chamada para auxiliar os oficiais de justiça, já que o motorista ônibus, da empresa Viação Sorriso, havia se recusado a parar. Ao abordá-lo, a PRF identificou que o ônibus possuía placa falsa. “Constatamos que a placa não pertencia àquele veículo”, relatou Leonardo.

Diante da situação, os policiais solicitaram outro ônibus da empresa, que também apresentou a mesma irregularidade. Por conta disso, ambos foram apreendidos e encaminhados ao pátio da PRF.

O advogado responsável pela defesa de Chicão Bedin, Adenilson Gilarde, confirmou que os passageiros estavam se dirigindo ao comício, mas negou que o candidato ou a coligação tenham qualquer envolvimento com o fato. Segundo ele, o proprietário do ônibus teria informado que foi contratado por um dos moradores do assentamento.

Transporte – Segundo o chefe da sessão de Orientação e Apoio da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral, Kelsen Magalhães, é proibido o transporte de eleitores desde a véspera até o dia posterior da eleição. “Para evitar a prática, a Justiça Eleitoral disponibiliza veículos públicos para transportar eleitores residentes em zonas rurais e, em alguns casos, deficientes físicos”. Em Cuiabá, eleitores cadeirantes poderão ser transportados pelo projeto Buscar. Para isso, é preciso ligar no número 3313-7600.

Fonte: Diário de Cuiabá

COMPARTILHAR