19

jun/2012

Operação tartaruga na Receita

Quem procurou ontem a Delegacia da Receita Federal, no setor de Autarquias, teve que enfrentar uma operação tartaruga. Analistas tributários mandavam distribuir somente dez senhas de cada vez. Ao público, diziam que o sistema de informática, operado pelo Serpro, estava fora do ar e que, por isso, o atendimento estava parado. O tempo médio de espera chegou a três horas.

O consultor de tecnologia Gabriel Nunes, 34 anos, chegou ao local às 9h40, depois de receber uma notificação da Receita Federal. Na luta pelo atendimento, chegou a retirar meia dúzia de senhas diferentes, que foram invalidadas posteriormente pelo sistema. Após muito transtorno, foi recebido por um analista e orientado a entrar na internet para corrigir dados da declaração de rendimentos.

“Eu não precisava ter vindo aqui para ter essa informação. Posso fazer a retificadora de minha casa, pela internet. É uma vergonha que o sistema do Serpro saia do ar e não haja um plano B para que o procedimento seja feito em papel ou que não haja uma lista de espera para ser seguida quando o sistema volte”, argumentou. Gabriel disse ainda ter visto idosos e deficientes aguardando pelo atendimento de pé. “Eu os vi serem mal tratados pelos servidores”, protestou.

Fora do ar
O aposentado Darse Arimatéia Ferreira Lima, 68, também sofreu para ser atendido. Ele chegou às 8h ao posto para buscar informações sobre a restituição do IR. Às 11h30, entretanto, ainda não havia sido atendido. Perto do meio dia, durante o atendimento que durou 15 minutos, ele recebeu a informação de que sua declaração continha erro e que ele deveria entrar na página da Receita na internet e fazer uma declaração retificadora, corrigindo o valor do rendimento. “Já liguei para o Serpro e eles disseram que não havia registro de queda no sistema, mas a Receita Federal disse que o sistema estava fora do ar e por isso parou de atender no Plantão Fiscal”, relatou.

Fonte: Correio Braziliense

COMPARTILHAR