17

jul/2013

Papa deve atrair público de réveillon a Copacabana

 

RIO – A Jornada Mundial da Juventude fará com que Copacabana tenha dois réveillons numa só semana. Segundo previsão da prefeitura, é esperado tanto para a Missa da Acolhida, no dia 25 (quinta-feira), como para a via-sacra, no dia 26, um público de 1,5 milhão de pessoas, comparável ao das festas de fim do ano no bairro. Além disso, será montado um esquema especial de transporte e trânsito, divulgado nesta terça-feira, semelhante ao adotado na celebração da virada do ano.

O plano da prefeitura começa a ser posto em prática já para o primeiro dia do evento, a terça-feira (dia 23), quando são esperadas cerca de 500 mil pessoas na orla de Copacabana. Outra novidade anunciada é a autorização para que táxis cobrem pela bandeira 2 das 16h de terça-feira até o meio-dia de segunda-feira (dia 29).

Quatro feriados estão confirmados: dia 23, a partir das 16h; 25 e 26 (o dia inteiro); e 29 (até o meio-dia). O decreto municipal exclui o comércio de rua, bares, restaurantes, centros comerciais, shoppings, galerias, estabelecimentos culturais e pontos turísticos, que funcionarão normalmente. O mesmo acontecerá com serviços públicos essenciais.

Em barreiras montadas nas principais estradas de acesso à cidade, a Polícia Rodoviária Federal identificará ônibus fretados com peregrinos. Nenhum desses coletivos poderá entrar na capital nos períodos de pico da manhã e da noite (das 5h às 10h e das 16h às 21h). Uma vez na cidade, os ônibus desembarcarão os fiéis e ficarão, parados, à espera de que eles voltem. Ou seja, os peregrinos terão que usar transporte público.

Os coletivos fretados que já circulam normalmente pela cidade — como os usados por condomínios e empresas — receberão uma identificação especial, que garantirá trânsito livre.

Em Copacabana, o esquema especial começará às 23h de domingo, com a proibição de estacionamento em 13 ruas, que se estenderá até as 2h de quarta-feira (dia 24). A medida é necessária porque na terça (dia 23) haverá a abertura oficial da JMJ, com missa às 20h celebrada por dom Orani Tempesta, na Praia de Copacabana.

O tráfego começará a ser afetado às 14h de terça-feira, com a interdição da pista da Avenida Atlântica junto à praia — a outra terá uma reversível. Duas horas depois, o trânsito será totalmente interrompido entre a Rua Figueiredo de Magalhães e a Avenida Princesa Isabel. A partir de 2h de quarta-feira, todas as vias serão liberadas.

O plano para os dias 25 e 26 é ainda mais restritivo, já que se espera um público três vezes maior, com a programação começando às 17h e a presença do Papa Francisco. O estacionamento ficará proibido em 29 vias não só em Copacabana, como em Ipanema.

A partir do primeiro minuto do dia 25 — quando haverá a Missa da Acolhida —, a pista da Avenida Atlântica junto à praia será bloqueada, com a reversível implantada na outra. Ao meio-dia, o fechamento será total, exceto para ônibus e táxis, que poderão rodar até as 14h. A previsão é que as vias sejam liberadas às 4h do dia seguinte, com exceção da pista junto à praia, que continuará interditada.

— A JMJ deverá ser o maior evento já recebido pela cidade em termos de movimentação de pessoas — disse o secretário municipal de Transportes, Carlos Osório.

No dia 26, para a encenação da via-sacra na orla de Copacabana, prevista para as 17h, o esquema será semelhante ao da véspera. A pista da Atlântica junto ao mar já estará fechada. Ao meio-dia, será feito o bloqueio total do bairro, exceto para linhas regulares de ônibus e táxis, que param de circular às 14h. A previsão é que Copacabana seja reaberta ao tráfego às 4h do dia 27, um sábado.

— O excesso de zelo e de restrições na preparação da cidade também é fruto das incertezas em relação ao número de ônibus e de peregrinos que virão — salientou o prefeito Eduardo Paes. — Estamos falando de um encontro de jovens do mundo inteiro, que se espalham pela cidade, pela Região Metropolitana, além de uma série de eventos paralelos. Portanto, há um grau de imprevisibilidade muito grande.

A previsão para o número de ônibus fretados por fiéis já foi de 20 mil, caiu para cinco mil e agora está em dez mil. O número de peregrinos inscritos está na casa de 300 mil. E a Secretaria municipal de Turismo espera que a cidade receba 800 mil visitantes. Já o comitê organizador prevê que o público da JMJ será de 2,5 milhões. Segundo Paes, ainda não foram decididos todos os deslocamentos do Papa na cidade.

Em Guaratiba, o esquema especial começará ao meio-dia do dia 26. Como haverá peregrinação a pé por trechos de cerca de 13 quilômetros até a área do evento — duas fazendas rebatizadas como Campus Fidei —, a prefeitura estima que a saída da Zona Oeste, ao fim do evento, no dia 28, poderá levar até dez horas. A previsão é que vias da região só sejam reabertas às 10h do dia 29 (segunda-feira).

Outra preocupação é com a capacidade máxima do espaço em Guaratiba, que é de 1,5 milhão de pessoas. Quando o público começar a chegar perto desse limite, será emitido um alerta recomendando que peregrinos não se dirijam mais para o local.

FONTE: O GLOBO

COMPARTILHAR