12

jan/2012

Policiais civis do Ceará decidem encerrar greve

Os policiais civis do Ceará decidiram encerrar a greve após reunião com representantes do Governo do Estado nesta quarta-feira (11). Segundo a assessoria dos sindicatos dos policiais civis (Sinpoci), a categoria entrou em acordo com o Governo e conseguiu um reajuste salarial de 17% do atual salário e mais 7% do reajuste anual do servidor público relativo ao mês de janeiro.

Ainda de acordo com o Sinpoci, outra reivindicação atendida foi o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa para os cargos de inspetor, escrivão, operador de telecomunicações e técnico de comunicações Policiais, retroativa a 1º de janeiro de 2012, aplicada aos aposentados e pensionistas que tenham o direito constitucionalmente assegurado.

O Sinpoci também informou que o Governo se comprometeu em não instaurar processos admnistrativos aos policiais civis que aderiram à greve desde julho de 2011.

Os diretores do Sinpoci, a comissão da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE), Procuradoria Geral de Justiça e Secretaria da Fazenda, na tentativa de acabar a greve. Pela primeira vez, um representante enviado pelo governador, o chefe de gabinete Ivo Gomes, participou da reunião.

Atendimento na praça
Apesar do acerto feito na noite desta terça-feira (10) após reunião entre o secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Bezerra, e representantes dos policiais civis, não houve atendimento ao público na praça onde a categoria está acampada desde o início da greve há oito dias.

Pelo acordo, os policiais civis fariam procedimentos como boletins de ocorrência, em uma unidade móvel a partir de hoje, mas de acordo com o Sindicato de Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpoci), o trailer não chegou até o momento. Ainda segundo o Sinpoci, a unidade móvel foi uma opção dos policiais na negociação, no sentido de “dar algo à sociedade”. A presidente do sindicato, Inês Romero, ligou na manhã desta quarta-feira para o comando da Polícia Civil para avisar que os policiais estavam disponíveis.

O delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, afirmou que mesmo sem a unidade móvel prometida pela superintendência da corporação, os serviços estão sendo oferecidos à população em regime de plantão nos 7º, 12º e 30º distritos policiais, Divisão de Homicídio e Delegacia da Criança e do Adolescente. Ele não informou o motivo para não ter enviado a unidade móvel para o atendimento ao público.

O delegado-geral não confirmou nem negou se a Superintendência da Polícia Civil vai apresentar uma nova proposta aos servidores em greve. “Estamos trabalhando nessa possibilidade”, resumiu Dantas.

Entenda o caso
A primeira paralisação da categoria ocorreu no dia 2 de julho de 2011, mas foi suspensa pela Justiça em 5 de julho pela 6ª Vara. A categoria retomou as atividades em 3 de agosto após impasses com a Justiça. Nova paralisação foi realizada em 14 de outubro, mas o movimento, mais uma vez, foi considerado ilegal pela Justiça, fazendo com que os policiais voltassem ao trabalho em 14 de dezembro.

Nas duas primeiras paralisações a categoria permaneceu com 30% do efetivo trabalhando nas delegacias cearenses. Agora, no entanto, segundo informações do Sinpoci, 100% do efetivo policial está orientado a paralisar as atividades.

 

Fonte: G1

COMPARTILHAR