07

ago/2015

Policiais rodoviários federais de Mato Grosso do Sul apreendem mais de uma tonelada de maconha e madeira ilegal

Foto|: Divulgação PRF

Em dois dias, policiais rodoviários federais de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, realizaram duas grandes apreensões. Na quarta-feira (5/8), os policiais interceptaram mais de uma tonelada de maconha na BR-262. A droga estava em um caminhão clonado e era levada de Campo Grande para Três Lagoas, município localizado a 338 quilômetros da Capital. O caminhão Ford F-350, placas DGL-4198, de Ribeirão Preto (SP) foi abordado no momento em que passou pela Unidade Operacional da PRF de Três Lagoas. O veículo era conduzido pelo comerciante E.O.C., de 27 anos, que demonstrou nervosismo durante a abordagem.

Após a vistoria, foram encontrados tabletes de maconha que totalizaram 1,087 quilos. Também foi verificado que a Carteira Nacional de Habilitação do motorista era falsificada, bem como o documento do veículo. A F-350 era clonada e as placas originais são HSA-6074, de Ponta Porã (MS). O caminhão foi furtado no dia 10 de fevereiro e o motorista acabou confessando que tinha sido contratado para dirigir o caminhão de Campo Grande até Três Lagoas e que receberia R$ 5 mil pelo serviço. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal e o motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e uso de documento falso.

Ontem (6/8) pela manhã, os policiais apreenderam 44 metros cúbicos de madeira nativa da Amazônia que era transportada em um Volvo/FH 460, placas OBA-4177, Várzea Grande/MT, que tracionava o semirreboque de placa OBA-4307, Várzea Grande/MT, conduzido por W. P. C., 35 anos. A Guia para Transporte de Produtos Florestais Diversos comprovava a origem de 44 metros cúbicos de madeira do tipo tábua, mas após inspeção da carga foi verificado o transporte de diversas unidades de madeira do tipo sarrafo.

O transporte de madeira sem Guia para Transporte de Produtos Florestais compatível com o tipo de madeira transportada configura crime ambiental cuja pena prevista é de detenção de 6 meses a 1 ano e multa. A empresa responsável pelo transporte irregular da madeira nativa responderá pelo delito mencionado. A ocorrência foi encaminhada para a Terceira Delegacia de Polícia de Três Lagoas. O caminhão foi apreendido juntamente com a carga que será periciada para confirmação da prática do crime de transporte ilegal de madeira nativa oriunda da Amazônia.

Com informações do SINPRF/MS

COMPARTILHAR