04

jul/2013

Presidente da FenaPRF participa do lançamento do Grupo de Trabalho Anticorrupção

“Eu esperava que em razão dos grandes eventos, houvesse uma reformulação significativa na Segurança Pública, mas até agora não está sendo construído legado nenhum para essa área, e as mobilizações sociais têm sido contrárias aos grandes eventos também por causa disso”.

O presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), Pedro Cavalcanti, participou da coletiva de imprensa de lançamento do Grupo de Trabalho Anticorrupção (GTAC), na tarde de ontem (3/7), na Câmara dos Deputados. O diretor Parlamentar Renato Dias também esteve presente.

Buscando contribuir com o momento político do país, o objetivo do GTAC é auxiliar o Congresso Nacional no encaminhamento de propostas de combate à corrupção e a impunidade, “confeccionar proposituras para serem apresentadas aos gestores e comandantes do país”, como explicou Flávio Werneck, presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (Sindipol/DF).

O grupo é formado por nove entidades policiais e pelo Ministério Público e surgiu após um pronunciamento em que a presidente Dilma Roussef afirmou que um de seus eixos seria o combate à corrupção.

Pedro Cavalcanti discursou sobre as propostas do novo grupo e ressaltou a importância de sua criação, já que legislação por si só não basta. “Não adianta o Congresso criar uma legislação que dê poder aos órgãos fiscalizadores se não são dadas as condições para que esses órgãos implementem suas ações, e o que temos observado como servidores público, é o sucateamento das instituições. A democracia se efetiva quando a sociedade tem instituições fortes”, disse.

Cavalcanti apontou a precariedade das condições de trabalho dos policiais. “Eu esperava que em razão dos grandes eventos, houvesse uma reformulação significativa na Segurança Pública, mas até agora não está sendo construído legado nenhum para essa área, e as mobilizações sociais têm sido contrárias aos grandes eventos também por causa disso”, afirmou o presidente, que concluiu agradecendo o convite e se mostrando disposto a contribuir com o grupo. “A FenaPRF se coloca a disposição desse grupo de trabalho para contribuir da forma mais eficaz possível”, finalizou.

Os representantes fizeram questão de mostrar apoio à criação do Grupo. “Esse é o momento certo para que nós possamos dar esse salto gigantesco, no sentido de mostrar para a sociedade brasileira que temos alternativas para combater a impunidade e a corrupção”, disse Janio Gandra, presidente da Confederação Brasileira de Servidores da Polícia Civil (Cobrapol).

Ao todo, 12 entidades formam o GTAC. Além da FenaPRF, participam também o Sindicato dos Policiais Federais no DF (Sindipol/DF), Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Confederação Brasileira de Servidores da Polícia Cívil (Cobrapol), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), Associação Nacional dos Praças (Anaspra), Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme), Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), o Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).


A reprodução desta notícia é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência FenaPRF’

COMPARTILHAR