07

mar/2017

PRF’s fazem protesto contra a PEC da Previdência em Porto Alegre – RS

Lápide com a inscrição “Trabalhador brasileiro enfim… Aposentado”. Crédito: PRF

O Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do RS (SINPRFRS) fez um protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16 – da reforma da Previdência, que prevê idade mínima de 65 anos para aposentadoria. A manifestação desta segunda-feira (6/3) começou em frente ao Monumento ao Laçador e depois seguiu para o aeroporto Salgado Filho, totalizando 3h de movimentação.

Participaram juntos o Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores da Polícia Civil (Ugeirm)e o Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul (Sinpef-RS), reunindo 300 servidores. Uma das pautas defendidas era o fato da criminalidade ser “jovem”, logo, seria desumano e prejudica o atendimento à população manter policiais com idade avançada nas ruas.

De acordo com uma pesquisa do IBGE, a expectativa de vida de um PRF é de 56 anos – contra 75 de média da população em geral. Isso significa que, com a nova PEC, o policial morreria quase 10 anos antes de poder se aposentar. No ato, esta realidade foi representada por cruzes brancas e lápides com a inscrição “Trabalhador brasileiro enfim… Aposentado”.

Conforme reforçou Maicon Nachtigall, presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado do Rio Grande do Sul – 
SINPRFRS: “não podemos compactuar com esta escravização moderna dos trabalhadores brasileiros prevista por esta reforma”, ressalva ainda: “a quem interessa o envelhecimento dos policiais? À sociedade que preza por uma segurança pública eficiente e com condições de combate à criminalidade é que não é.”

 

 

 

Assista ao Vídeo da caminhada

COMPARTILHAR