13

fev/2012

Raio Laser

O senador Walter Pinheiro (PT) assinalou que a greve da Polícia Militar da Bahia deve servir como alerta para que os congressistas passem a discutir imediatamente “que processos devem ser estabelecidos, para que uma política de segurança pública seja instalada verdadeiramente neste país”. Os profissionais da segurança pública devem ser vistos com “um cuidado muito maior”, disse. Para ele, o governador Jaques Wagner “deu uma grande contribuição ao debate nacional” e “não se deixou contaminar nem se alterar”, concedendo aos PMs sua principal reivindicação: gratificação salarial. O senador elogiou a anistia aos policiais que aderiram ao movimento de forma pacífica e a presidente Dilma Rousseff, por ter determinado o deslocamento da Força Nacional para a Bahia.

Esvaziado
A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) não vê mais motivo de euforia por conta do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). A matéria estava com tramitação barrada pela Justiça, mas já foi liberado. Porém, os oposicionistas afirmam que o que havia de polêmico foi integrado à Lei de Ordenamento do Uso do Solo (Lous). “O PDDU praticamente já está esvaziado porque tudo já está na Lous”, afirmou Aladilce. No projeto, resta agora a autorização para intervenções no entorno da Fonte Nova.

Risco
O deputado Pastor Sargento Isidório (PSB) disse à coluna que alertou o governo do Estado sobre o “risco” de Marco Prisco, (líder do movimento grevista da Polícia Militar) sair preso da Assembleia Legislativa. “Isso vai ser ruim porque pode ter uma segunda greve bem nos dias do carnaval”. O parlamentar, que é policial militar afastado em funções das atividades políticas, avalia que apesar do enfraquecimento do movimento nos últimos dias, os PMS podem voltar a se mobilizar durante a festa de Momo.

Normalidade
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), garantiu que todos os servidores da Casa já realizam suas atividades normalmente. Ele informou que as sessões começaram na próxima quarta-feira (15) e a abertura dos trabalhos será feita pelo governador Jaques Wagner (PT) que lerá uma mensagem.

Plano
Mais de cem entidades carnavalescas de Salvador, representantes dos segmentos de afoxés, percussão, blocos de trios, blocos afros e trios independentes anunciam que querem colaborar com os poderes públicos estadual e municipal na elaboração de um plano de ação alternativo para a segurança do folião baiano durante o carnaval, caso a greve da Polícia Militar continue.

De Portugal
O líder do DEM na Câmara, ACM Neto, divulgou que o Partido Democratas terá candidato próprio a prefeito de Fortaleza. Será o ex-deputado federal Moroni Torgan. Moroni atualmente mora em Portugal. Mas já está de malas prontas para o Ceará. Com informações Poder On-line/Ig.

Itabuna
A cúpula do PMDB de Itabuna, no Sul do estado, anunciou essa semana que a empresária Leninha Duarte será a pré-candidata a prefeita pelo partido. Na disputa interna, a empresária venceu em segundo turno Maruse Xavier. Segundo o site Políticos do Sul da Bahia, Leninha já tem o apoio do PPS e quer o apoio do PC do B, PDT, PRB, PSC e PV.

OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil-Bahia (OAB-BA) se reuniu ontem, em Salvador, com representantes contrários à Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (Louos). No encontro, a entidade elogiou a mobilização social e se colocou à disposição para ajudar no enfrentamento contra as possíveis ilegalidades. “A cidade de Salvador deve resgatar sua autoestima”, afirmou Saul Quadros, presidente da Ordem na Bahia.

Urna eletrônica
A Justiça Eleitoral realizará a 2ª edição dos Testes Públicos de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação, onde o cidadão brasileiro poderá testar a segurança das urnas eletrônicas utilizadas nas eleições. O evento acontecerá entre os dias 20 e 22 de março, na sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Para participar, os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site do evento, que disponibiliza somente 25 vagas.

Plano
Um vereador que pediu absoluto sigilo, relatou à coluna “o plano de alguns vereadores, principalmente do PMDB”, para dificultar a aprovação das contas de João Henrique na Câmara. “O PMDB quer manter o parecer do TCM para tornar o prefeito inelegível mesmo e a intenção é fazer ele ficar dependente de cargos nos oito anos que ficará impedido de ser candidato”. Ou seja, a mágoa dos peemedebistas ainda não passou.

Apoio I
Reunida ontem em Salvador, a Comissão Política do Comitê Estadual do PCdoB debateu e ratificou a posição do partido de prestar apoio às ações adotadas pelo governador Jaques Wagner para restabelecer a segurança pública, diante dos acontecimentos gerados pela greve da Polícia Militar. “Ratificamos o nosso posicionamento, considerando que esta greve da Polícia Militar precisa ser encerrada, por ter sido uma greve contra os interesses da população. Ela precisa acabar, para que se restabeleça a segurança pública no estado”, ressaltou o presidente do PCdoB na Bahia e deputado federal, Daniel Almeida.

Apoio II
A direção do PCdoB fez ainda um debate aprofundado deste momento da greve e do impacto dela na normalidade democrática e no estado de direito da Bahia e reafirmou o entendimento de que as medidas necessárias devem ser adotadas para restabelecer a normalidade no estado. “Para isso, aqueles que ainda não retornaram ao trabalho devem retornar imediatamente”, concluiu Daniel.

Cuba I
Para estabelecer cooperação técnica nas áreas de alfabetização e educação especial, o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, e representantes da embaixada de Cuba se reuniram ontem, na sede do órgão. Ficou também decidido que no final de março dois assessores técnicos cubanos virão à Bahia para elaborar um projeto baseado no sistema cubano de alfabetização, por meio do qual se aprende a ler e a escrever em apenas três meses e meio.

Cuba II
Em caráter experimental, o programa de alfabetização irá trabalhar com 10 mil estudantes do sertão da Bahia. “Minha expectativa é que realmente o programa integrado à educação especial se concretize para que possamos contribuir com a educação no estado”, afirmou a técnica do Ministério da Educação de Cuba, Janet Cotarelo Rosales.

Greve
O deputado estadual Capitão Tadeu (PSB), numa tentativa de negociar o fim da greve da PM, afirmou lançar mão de sua candidatura a prefeito de Salvador caso o governo do Estado atendesse as propostas dos policiais. Ele esteve envolvido em todo o processo de negociação com os grevistas, junto com seu colega parlamentar Sargento Isidório. Tudo indica que a proposta do socialista não influenciou o Executivo estadual, que reiterou não ter mais capacidade de ceder em nenhum ponto.

Encontro I
Os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) estiveram ontem no Encontro Nacional do PT, em Brasília, em comemoração aos 32 anos de fundação da legenda. Zé Raimundo participou, pela manhã, do Encontro Nacional de Deputados Estaduais, para discutir o fortalecimento do legislativo estadual, o relacionamento com os parlamentares federais e o governo, além da organização das eleições municipais.

Encontro II
À tarde, ele e Waldenor participam da programação geral, com a Mesa: Eleições 2012, composta por: Ideli Salvatti, ministrada Secretaria de Relações Institucionais; Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados; Rui Falcão, presidente nacional do PT; e Geraldo Magela, secretário nacional de Assuntos Institucionais do PT.

Opinião
Em entrevista ao Política Hoje, o vereador Alcindo Anunciação (PT) disparou: “Não entrei no PT para ficar calado”. A máxima surgiu por conta dos rumores de que o edil estaria criticando a condução que o governador Jaques Wagner tem dado às negociações com os grevistas da PM. “Estão tentando me jogar contra o governo, mas eu não me incomodo”, afirmou. Ele reiterou que continuará a “expressar” a sua opinião, mesmo que não agradece aos correligionários.

Agradecimento
O deputado federal e pré-candidato a Prefeitura de Salvador, Nelson Pelegrino, em seu twitter, rasgou seda para o arcebispo primaz do Brasil, D. Murilo Krieger, que atuou nos últimos dias como um dos principais pacificadores, na tentativa de pôr fim ao impasse entre governo e a polícia. Pelegrino fez questão de agradecer ao religioso pela intermediação nas negociações.

Fonte: Tribuna da Bahia Online

COMPARTILHAR