27

dez/2013

RJ: Multas por embriaguez aplicadas na Dutra, no Sul do Rio, aumentam 56%

O número de multas por embriaguez aplicadas no trecho da Dutra que corta o Sul do Rio de Janeiro aumentou 56% em um ano, segundo balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste mês de dezembro. Em 2013, foram pelo menos 109, contra 70 no ano passado. Um dos motivos do crescimento foi a mudança na Lei Seca, que ficou mais rigorosa.

De acordo com a PRF, também houve aumento de 41% na quantidade de multas por recusa em fazer o teste do etilômetro: ao menos 41 neste ano, contra 29 em 2012. O levantamento apontou ainda que as prisões por dirigir alcoolizado também subiraram 26%, pois o número passou de 38 no ano passado para 48 em 2013.

As alterações na Lei Seca começaram a valer em 21 de dezembro de 2012. A legislação anterior a esta data proibia dirigir com mais de 6 dg/L (decigramas por litro) de álcool no sangue. Para cometer o crime previsto em lei — que pode levar a até três anos de prisão —, o motorista tinha que ser flagrado através do exame de sangue ou do teste do bafômetro. Quem se recusasse a realizar os exames era suspenso de dirigir e deveria pagar uma multa.

Com a mudança, outros meios são aceitos para comprovação da embriaguez, como vídeos, testes clínicos e depoimentos da polícia e de testemunhas. O valor da multa também foi alterado com a nova lei: passou de R$ 957,70 para R$ 1.915,40. O valor é dobrado caso o motorista seja reincidente em um ano.

O policial rodoviário federal Cláudio Pereira lembra que um copo de bebida alcoólica é mais do que suficiente para acarretar em punição. “15, 20 minutos depois, se ele for flagrado em uma fiscalização, vai ser constatado um índice de alcoolemia na corrente sanguínea. Ele vai ser um infrator”, concluiu ele.

Fonte: G1

COMPARTILHAR