09

fev/2013

RJ: PRF terá equipes com três agentes armados com fuzis para reforçar segurança

A presença de garupa nas motos garante mais segurança aos agentes e viabiliza o porte de armas longas | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai estrear no Carnaval novo modelo de patrulhamento nas estradas: agentes estarão de moto e, se necessário, armados com fuzis. As equipes vão monitorar, de amanhã até o dia 18, o trecho entre o Rio e Itaboraí da BR-101 Norte. O objetivo é garantir maior rapidez no combate à criminalidade e nos atendimentos às ocorrências durante esse período.

Os 24 homens envolvidos na ação serão divididos em oito grupos, cada um com duas motocicletas e três policiais. Segundo a PRF, ter um garupa nas motos garante mais segurança aos agentes e viabiliza o porte de armas longas.

“Estamos implantando essa estratégia para termos condição de dar uma resposta melhor nos grandes eventos que o Rio irá sediar. Vamos repetir o modelo em outros feriados”, justificou o chefe do policiamento da PRF no estado, inspetor Marcos Prado.

Segundo o policial, os trechos que vão receber a operação são os de maior movimento noCarnaval: “Isso faz com que haja mais risco de acidente na Niterói-Manilha, por exemplo. O congestionamento também viabiliza ações criminosas, como roubos a transeuntes e a coletivos, entre outros”. Em fevereiro do ano passado, foram 17 roubos de veículos e 14 em coletivos na rodovia.

Ônibus com câmera de longo alcance

Ônibus da PRF equipado com câmera capaz de alcançar até 1 km de distância também será utilizado na ação na BR-101 Norte. Além do Rio, Santa Catarina — considerado estado campeão em acidentes de motos em estradas federais — adotará a operação pela primeira vez.

Agentes de Goiás e Pará — que já operam com garupas armados nas motos — estão treinando policiais do Rio e de outros estados para que eles adotem a operação. A iniciativa foi implementada na Ponte Rio-Niterói em fase de teste durante a Rio +20.

No Rio, vias começaram a ser interditadas de madrugada para passagem de carros alegóricos. Ontem, os das escolas de samba da Série A (antigo Grupo de Acesso) começaram a deixar barracões e ‘desfilar’ por ruas da Zona Portuária.

Fonte: O Dia

COMPARTILHAR