01

ago/2012

Segurança Pública autoriza corte de pontos de peritos e legistas, em GO

A Secretaria de Segurança Pública autorizou, nesta terça-feira (31), o corte de ponto de médicos legistas, auxiliares de autópsia e peritos, em greve há 22 dias. A decisão se baseia na ilegalidade da paralisação, decretada pela Justiça há cerca de 10 dias.

Para o SindPerícias, o corte de pontos é “indevido”, pois o efetivo de 30% está sendo mantido. O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais e Médicos Legistas de Goiás (SindPerícias), Antônio Carlos Macedo, disse, em entrevista ao G1, que está com um mandado de segurança pronto para recorrer da decisão. No entanto, Macedo informou ter convocado uma assembleia, na manhã de quarta-feira (1º), para decidir se a categoria continua ou não em greve.

Apesar de a assembleia ter sido convocada após o anúncio do corte de pontos, Macedo afirma que a votação dos rumos do movimento atende a um pedido do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que recebeu representantes dos peritos e médicos legistas na tarde desta terça. A reunião, segundo o líder sindical, ocorreu às 16h, no Palácio das Esmeraldas.

“O governador não apresentou nenhuma proposta, mas fez um pedido pessoal para o fim do movimento e disse que dará maior atenção às reivindicações caso a greve seja suspensa”, disse o presidente do SindPerícias.

Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa do governador não soube dar detalhes do encontro. Nesta manhã, Perillo afirmou, durante solenida que não tem como atender pedidos dos policiais civis, também em greve, e peritos criminais.

Em relação ao corte de pontos, a categoria não foi notificada, mas oficiada, o que dá direito de descontar os dias não trabalhados dos grevistas a partir desta terça. A greve foi considerada ilegal porque, segundo a Procuradoria Geral do Estado, a categoria não estaria cumprindo os 30% do efetivo, como determina a Constituição.

Transtornos
Por causa da paralisação dos peritos e legistas, corpos de vítimas de mortes violentas demoram horas para serem recolhidos. Familiares de um casal que morreu na segunda-feira (30), na BR-040, entre os municípios de Cristalina e Luziânia, reclamaram que tiveram de esperar os servidores do Instituto Médico Legal (IML) por 10 horas.

No Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia, familiares de vítimas acidentadas ou assassinadas chegam a esperar quase 24 horas para a liberação do corpo. “A gente não sabe mais o que faz. Toda família fica esperando a chegada do corpo, mas eles não liberam”, declarou a dona de casa Adriana Limiro, que aguardou por quase um dia para retirar o corpo de um amigo morto durante um acidente, no sábado (28).

Reivindicações
Os servidores da Polícia Técnico-Científica querem reajuste de 30% em janeiro de 2013 e mais 30% em janeiro de 2014. Peritos e legistas recebem um subsídio bruto de R$ 5.700, o que corresponde a quase R$ 4 mil líquido. Segundo o presidente do sindicato, é 23º pior no ranking nacional das duas categorias.

O governo, no entanto, propõe uma gratificação por produtividade que pode variar de 5% a 20% do salário.

 

 

Fonte: G1

COMPARTILHAR