10

abr/2015

Servidor: negociação neste mês

Servidores Públicos Federais na Esplanada dos Ministérios
Foto: Agência FenaPRF

Diante da pressão dos Servidores Públicos, o governo já admite antecipar as negociações salariais para este mês. A data provável é 23 de abril. Após quase duas horas de reunião com lideranças sindicais, o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, disse que vai consultar o ministro Nelson Barbosa sobre o assunto, mas revelou que não vê impedimento para a mudança, contaram sindicalistas. Ontem, cerca de 300 funcionários públicos fizeram manifestações na Esplanada dos Ministérios.

Em 20 de março, após longo encontro com 47 entidades de servidores, Barbosa declarou que o reajuste linear de 27,3% – principal eixo da campanha salarial de 2015 – era “inviável”, mas prometeu estudar um percentual compatível com o espaço orçamentário do governo, que se esforça para alcançar superavit primário (economia para pagar juros da dívida) de R$ 55,3 bilhões, ou 1% do PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas no país).

À época, a data estabelecida por Barbosa para o início do debate foi 20 de maio, prazo imediatamente rechaçado. “O tempo é curto para as discussões específicas das várias carreiras, já que os resultados práticos de possíveis acordos precisam constar do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA), a ser entregue ao Congresso até o final de agosto”, destacou Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Confederação Nacional dos Servidores Federais (Condsef, que representa 80% do funcionalismo).

As representações sindicais protocolaram vários pedidos para acelerar as conversações entre as partes, mas não receberam retorno. Ontem, Mendonça prometeu dar uma resposta ainda esta semana, disse Silva. Hoje, a partir das 9 horas, os servidores voltam a se concentrar em uma tenda no Eixo Monumental, de onde partem em passeata para a frente do Palácio do Planalto.

Fonte: Blog do Servidor Público Federal

COMPARTILHAR