07

fev/2014

Servidores pressionam o governo em busca de negociação

Centenas de trabalhadores de diversas categorias do serviço público de diferentes estados da federação estiveram presentes em ato público, em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), nesta quarta-feira (5), para o lançamento da Campanha Salarial de 2014 nacional e para cobrar uma reunião com a ministra Miriam Belchior a fim de negociar reivindicações protocoladas no mês passado.

Após a manifestação dos servidores federais, em que Lourismar Duarte representou a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), uma comissão formada por 13 representantes do MPOG receberam alguns dos integrantes da categoria.

Em reunião com Sérgio Mendonça, secretário das Relações de Trabalho e o secretário executivo do MPOG, André Bucar, os sindicalistas repetiram o interesse por uma resposta da ministra em relação às reivindicações feitas ao Ministério e, novamente, solicitaram que as negociações sejam retomadas.

O resultado da reunião se resume a uma provável audiência das instituições que representam os servidores com a ministra e uma promessa de resposta às solicitações que estão em pauta. Caso contrário, a categoria pretende acelerar os preparativos de greve conjunta do sistema público. De acordo com os sindicalistas, se o MPOG não tomar providências e insistir em manter a inércia com relação aos avanços das negociações, pode haver a paralisação do funcionalismo no início do mês de março.

Para o diretor-secretário da FenaPRF, Lourismar Duarte, a manifestação foi de grande importância. “Unindo forças aos grandes do movimento sindical, temos certeza que isso é fundamental para que nossas reivindicações sejam atendidas.”, afirmou.

Campanha Salarial 2014

No dia 22 de janeiro, os servidores públicos federais fizeram o lançamento da Campanha Salarial nos estados. Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Alagoas, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraná e Rio Grande do Sul promoveram atividades e deram a largada na campanha.

O tom da Campanha Salarial lembra que os servidores são como um time que serve ao Brasil e deve ser valorizado como toda equipe que pretende se sagrar campeã. Um dos principais motes das manifestações que tomaram as ruas no ano passado, a campanha pede serviços públicos no “padrão Fifa”.

Entre as principais reivindicações dos servidores estão:

· Definição de data-base (1º de maio);

· Política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações;

· Cumprimento por parte do governo dos acordos e protocolo de intenções firmadas;

· Contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores;

· Retirada dos PL’S, MP’S, decretos contrários aos interesses dos servidores públicos.

· Paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas;

· Reajuste dos benefícios;

· Antecipação para 2014, da parcela de reajuste de 2015.

A reprodução desta notícia é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência FenaPRF’.

COMPARTILHAR