22

maio/2013

SINPRF/PR representa a FenaPRF em debate sobre o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes

A Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) foi convidada a participar de um debate sobre o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo de 2014, que ocorrerá em território nacional. Denilson Cruz, diretor jurídico do SINPRF/PR, representou a FenaPRF e esteve acompanhado do presidente da Comissão de Direitos Humanos da 7ª Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal do Paraná (7ª SRPRF/PR), Gustavo Fernandes. O debate foi promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa e ocorreu no último dia 15 de maio, no Paraná.

O encontro também contou coma presença da presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), Marcia Oleskovicz Fruet, a secretária municipal da Mulher, Roseli Isidoro, representantes do governo estadual e do Ministério Público do Paraná, membros da Polícia Civil e Militar e instituições ligadas à proteção de crianças e adolescentes e de combate à exploração sexual.

De acordo com Denilson Cruz, a audiência abriu espaço para uma discussão mais aprofundada sobre o tema. “O debate foi muito importante, pois contou com a participação de representantes de diversos segmentos. A Copa deverá atrair cerca de 3,7 milhões de turistas e é de suma importância traçarmos estratégias para o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes”, disse o diretor jurídico.

Durante o debate, foi elaborada e assinalada a Carta de Compromisso para a Proteção de Crianças e Adolescentes Paranaenses da Exploração Sexual durante a Copa. Redigido pelo Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná, o documento tem o objetivo de defender e preservar os direitos humanos, reafirmando o princípio constitucional da prioridade absoluta à criança e ao adolescente.

Segundo a representante do Fórum, Geliane Quemelo, “é preciso que se dê visibilidade ao assunto e que existam ações de forma articulada pelo poder público, principalmente fazendo valer a legislação. Essa iniciativa de audiência é fundamental para pensarmos nestas questões”, afirmou.

A FenaPRF apoia a iniciativa e defende que a prevenção da exploração sexual deve ser pensada também no dia-a-dia, mas principalmente no contexto dos grandes eventos como a Copa do Mundo, que deverá atrair cerca de 3,7 milhões de turistas, aumentando a vulnerabilidade de crianças e adolescentes. O trabalho de combate a este crime é um dever de toda a sociedade e é de suma importância que debates como este sejam realizados.

O presidente da FenaPRF, Pedro Cavalcanti, não pode estar presente no debate, mas indicou o seu representante por meio de ofício e agradeceu à deputada Luciana Rafgnin (PT/PR) pelo convite e consideração.


A reprodução desta notícia é autorizada desde que contenha a assinatura “Agência FenaPRF”

COMPARTILHAR