25

nov/2013

SP: Com 176 km de filas, SP tem a manhã com o pior trânsito de 2013

Excesso de carros, pistas molhadas e restrições contribuíram para índice.

Recorde da manhã foi batido em 2012 em dia de greve do Metrô: 249 km.

A capital paulista registrou 176 km de congestionamento às 11h30 desta segunda-feira (25), segundo medição da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

O índice é o mais alto registrado nesta manhã, que teve os piores congestionamentos de 2013. De acordo com a companhia, as filas foram causadas por excesso de veículos, acidentes na cidade, e pela chuva fraca.

Pouco antes das 12h, a CET recomentou que os motoristas evitassem a região da Avenida Paulista por causa de manifestação que bloqueava totalmente a via na altura da Rua Bela Cintra. Às 12h, a lentidão na cidade continuava a subir e chegou a 185 km de filas, segundo a CET.

(Acesse o Radar G1 e saiba como está o trânsito em São Paulo agora, com câmeras nas principais vias e indicações de onde o fluxo de carros está lento, intenso ou livre. Tenha o Radar G1 também no seu celular. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na App Store e no Google Play.)

O trânsito esteve ruim e bem acima da média desde as primeiras horas do dia. Tanto que a CET registrou 156 km de lentidão às 10h desta segunda e, por questões burocráticas da CET, esse será considerado o recorde “oficial” em uma manhã neste ano.

Tudo isso porque a CET faz comparativos apenas em dois períodos específicos do dia: entre 7h e 10h, e depois entre 17h e 20h.  Fora desses horários, a companhia só registra os dados, sem fazer comparativos. Em seus arquivos, a CET registrou recorde na manhã  23 de setembro, com 151 km.

Recordes oficiais: 249 km e 309 km

Entretanto, tanto o recorde oficial quanto o maior número registrado não foram maiores que outros recordes que são referência para a CET. O total de 249 km, registrado às 10h do dia 23 de maio de 2012, permanece como o maior congestionamento durante uma manhã na história em São Paulo. O recorde foi atingido em um dia de greve do Metrô.

Além deste, outro número maior permanece como referência para uma cidade travada: no dia 14 de novembro deste ano, véspera de feriado da Proclamação da República, a cidade bateu o recorde histórico absoluto de lentidão, com 309 km de filas às 18h.

Novas faixas para ônibus

Nesta segunda-feira, São Paulo recebeu mais 5,7 km de faixas exclusivas para ônibus. As faixas foram implantadas em vias das zonas Norte, Oeste e na região central da cidade. Com isso, a malha de faixas exclusivas implantadas este ano chega a 269,7 km.

 

Fonte: G1

COMPARTILHAR