16

ago/2012

SP: Comando da Saúde examina 150 motoristas

Mais de 150 motoristas profissionais puderam realizar um rápido check-up graças ao “Comando Saúde”, ação de caráter nacional deflagrada pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) e que aconteceu na base da corporação em Marília entre a manhã e a tarde de ontem (15).

O projeto é dividido em várias estações. Na primeira, da triagem, o motorista cede seus dados pessoais e profissionais, como média de horas trabalhadas diariamente. Nesta etapa, ele também responde a uma séria de perguntas que visa identificar suas chances de dormir ao volante.

Na seguinte, o interessado – a participação não é obrigatória – tem suas medidas coletadas, como peso, altura e índice de massa corporal. Logo depois, a frequência cardíaca e a pressão arterial são aferidas. Na estação adiante, passa por uma série de exames que visam identificar possíveis problemas auditivos e visuais.

“Fazia anos que precisava fazer exames como esses. É uma ideia fantástica e boa oportunidade para todos nós, que raramente temos tempo de nos cuidarmos”, elogiou o motorista Agnaldo Inácio da Silva, 47, há dois no ramo. Nos exames, ele descobriu que está acima do peso.

Na sequência está a estação bioquímica. Com um simples furo no dedo e em poucos minutos, os caminhoneiros puderam descobrir se o nível de glicose, a taxa de triglicérides ou o índice de colesterol estavam em ordem. Caso alguns deles apresentassem alterações, uma médica estava de prontidão para orientação.

Ainda havia uma estação de coleta de exame toxicológico, onde o motorista não precisava se identificar, uma de orientação nutricional e ginástica laboral (para evitar lesões por esforço repetitivo) com a presença de profissionais da área, uma ortodontista e uma estação exclusiva para o aprendizado de massagem de ressuscitação cardiorrespiratória.

Ao final, eram orientados sobre a mistura de álcool e direção, exploração sexual infantil e sobre a nova Lei 12.619, que estabelece que motoristas não podem ultrapassar o tempo de direção de quatro horas sem descanso, além de outras regras.

“A receptividade dos usuários é excepcional. A PRF está dando retorno à sociedade, que paga seus impostos e quer ver uma melhora na qualidade de vida”, finalizou o superintendente da corporação no Estado de São Paulo, inspetor Helenio Ramalho Almeida, que acompanhou a ação.

O projeto tem parceira com o Sest-Senat e a USP (Universidade de São Paulo) e que excepcionalmente contou com a colaboração da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e da concessionária Transbrasiliana, administradora da BR-153.

Fonte: Diário de Marília

COMPARTILHAR