20

abr/2014

Vereador acusado de comandar greve de PMs na Bahia é preso

Marco Prisco, do PSDB de Salvador, está preso em Brasília. Ele é acusado também de cometer crimes durante greve dos PMs em 2012.

Está preso em Brasília o vereador Marco Prisco, do PSDB de Salvador. Ele comandou a greve dos policiais militares na Bahia esta semana.

A prisão preventiva tinha sido pedida pelo Ministério Público Federal, que acusa Prisco de crimes que teriam sido praticados em outra greve dos PMs, em 2012.

O avião da Polícia Federal pousou no início da noite no aeroporto de Brasília.  Marco Prisco desembarcou usando bermuda e sandálias. Ele foi levado para o presídio da Papuda onde vai ficar sob custódia da Polícia Federal.

O pedido de prisão preventiva do líder da greve da PM baiana foi feito pelo Ministério Público Federal na última segunda-feira, um dia antes da última paralisação ser deflagrada. Segundo o MP, a prisão foi para manter a ordem pública.

Em abril do ano passado, o vereador e outras seis pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal por crimes contra a segurança nacional praticados durante a greve de 2012.

A paralisação dos policiais durou 12 dias e os grevistas ocuparam a Assembléia Legislativa, que foi cercada por tropas federais. Durante a greve, 130 pessoas foram assassinadas. Houve saques e ônibus foram incendiados.

Nas últimas eleições, Prisco foi eleito vereador na capital baiana pelo PSDB.

O Ministério Público diz que qualquer recurso contra a prisão preventiva de 90 dias deve ser encaminhado ao Supremo Tribunal Federal.

O advogado do vereador, Vivaldo Amaral, vai entrar com um pedido de relaxamento de prisão: “Não subsiste mais a necessidade de se manter custodiado o vereador Prisco. A sociedade está pacificada e não teria razão para se cumprir essa prisão no dia de hoje”, afirma o advogado.

Em nota, a Secretaria de Segurança da Bahia declarou que não participou da operação que prendeu o vereador Marco Prisco. E que não houve pedido para que ele fosse mantido em presídios do estado.

A Secretaria de Segurança disse também que vai cumprir todos os todos os itens do acordo firmado com os representantes dos policiais militares, que resultaram no fim da greve dessa semana.

Em protesto contra a prisão, cerca de 150 policiais estão concentrados em frente à Câmara Municipal de Salvador.  Em nota, o comando da PM orientou as tropas a se manterem em seus postos. Homens da Força Nacional de Segurança continuam patrulhando a cidade.

Nos bairros mais frequentados por turistas, como a Barra, alguns bares e restaurantes continuaram abertos, não mudaram a rotina. Para muita gente, foi uma típica noite de sexta-feira, mas não com tanta segurança.

A equipe de reportagem flagrou uma correria num restaurante da esquina que foi assaltado. No Pelourinho, poucos bares abriram as portas.

Fonte: Jornal da Globo

COMPARTILHAR