13

mar/2018

Em audiência pública, policiais reclamam de descaso do Governo com as categorias

Policiais membros de entidades representativas de categorias de operadores da segurança pública se reuniram na tarde desta terça-feira (13) em audiência pública na Câmara dos Deputados, que ocorreu por requerimento do Deputado Cabo Sabino (PR/CE).

A audiência faz parte de uma série de ações da comissão externa destinada a avaliar o aumento do número de assassinatos de trabalhadores da segurança pública brasileira que foram mortos pelo fato de serem agentes da lei.

Representando a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), o presidente da entidade, Deolindo Carniel, afirmou que o Governo Federal não tem nenhuma política de zelo pela saúde dos policiais brasileiros. “Vocês imaginem em uma empresa em que você tem em média 20% dos trabalhadores afastados ao ano por problemas de saúde, com certeza iria ser considerado um local insalubre, e para nós policiais não é considerado insalubre, nem perigoso”, explicou.

O presidente da FenaPRF demonstrou números obtidos de um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em sua explanação. A pesquisa realizada pela fundação utilizou dados da qualidade de vida e de trabalho de Policiais Rodoviários Federais, Policiais Federais e Policiais Civis do Distrito Federal.

Representando os policiais militares, Marcos Gouveia, secretário executivo do Conselho Nacionais de Comandantes Gerais de Polícia Militar, afirmou que os policiais recebem uma pressão muito grande até no combate ao crime, por não saberem quando podem reagir a uma ameaça. “Quando chegamos a uma situação de risco temos que torcer para que o criminoso largue seu fuzil e se renda, é complicado. Atualmente temos um grande aliado na segurança pública que é o Jungmann, contudo está sendo negligenciada a participação das policiais militares estaduais nessa discussão”, afirmou o comandante de Polícia Militar.

Também estiveram presentes na audiência pública, o diretor jurídico e o diretor parlamentar da FenaPRF, Marcelo Azevedo e Artur Geovani, respectivamente.

Grupo de trabalho
Os representantes da FenaPRF também compareceram à reunião do Grupo de Trabalho parlamentar da Segurança Pública. A união de parlamentares e representantes de entidades sindicais discute projetos de lei e ações que possam melhorar a qualidade do trabalho dos policiais brasileiros.

 

Assista a um trecho da fala do presidente da FenaPRF:

 

COMPARTILHAR