14

set/2015

2a Oficina Lucro Social no Setor Público: Ferramenta de Gestão e Transparência das Ações Sociais

Arte: Asmetro

O ASMETRO-SN promove nos dias 14,15 e 16 de setembro a 2ª Oficina de Lucro Social no Setor Público – Ferramenta de Gestão e Transparência das Ações Sociais com a participação das seguintes instituições: AFINPI (INPI), ASFOC (FIOCRUZ), ASMETRO-SN (Inmetro), CONDSEF,  CVM, FENAPRF (PRF), INMETRO, INPI, LATEC-UFF, MDIC, MPOG e SUFRAMA .

Contextualização: Apesar de a metodologia para apresentação do Balanço Social em empresas do setor privado já serem consagradas, no setor público esta ferramenta ainda carece de uma padronização: aqui se identificam algumas diferenças em relação ao modelo privado:

assumindo que a sociedade é o patrão e beneficiário direto das ações decorrentes de empresas públicas, apontar o retorno social tem uma conotação diferente: quanto cidadão tem, economicamente falando, de retorno em função das ações ou dos processos gerenciados/fiscalizados por entidades públicas? Como mensurar este ganho ou a economia gerada em pela ação direta ou indireta do Estado?

Para responder esta pergunta, é recomendável que um modelo de LUCRO SOCIAL voltado exclusivamente para o setor público, seja elaborado.

Contudo, a elaboração de um modelo de Lucro Social consistente, que atenda as necessidades tanto do governo quanto da população não é trivial e demanda uma série de conceitos, sem os quais tal tarefa é impraticável.

Desta feita, com vistas a dirimir estas questões e direcionar a elaboração de um modelo de Lucro Social que realmente reflitam a realidade da instituição, o ASMETRO-SN estará realizando uma oficina para as instituições federais a realizar-se entre os dias 14,15 e 16 de setembro de 2015.

Nosso objetivo é explorar esta ferramenta para apresentar à sociedade a importância das ações desempenhadas por nossos institutos, apresentando números concretos de nosso desempenho, ou seja: explorar o Lucro Social das instituições como uma ferramenta de TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES SOCIAIS.

Outro ponto importante é termos os números, abrangência e impacto de nossas ações junto à sociedade. De posse destas informações, obtidas através de indicadores de desempenho elaborados pelas áreas fim de cada instituição, um novo horizonte se abre. Com isto melhores estratégias, recursos e ações podem ser criadas e direcionadas para maximizar o efeito do uso os recursos públicos, ou seja: explorar o Lucro Social das instituições como uma ferramenta de GESTÃO.

A oficina abordará os seguintes temas:

Necessidade e desafios da Transparência, sustentabilidade e modelos socialmente sustentáveis;

Ferramentas necessárias para identificação dos processos relevantes de cada instituto e elaboração de um modelo personalizado de Lucro Social aplicado a sua realidade;

Conceitos de Balanço Social para os setores privado e público;

Conceito de Lucro Social e como utilizá-lo na composição do Lucro Social;

Definição os indicadores de desempenho de eficácia, eficiência e efetividade para cada instituição para elaboração de se respectivo modelo.

Saiba mais acessando: http://www.asmetro.org.br/workshopII/

Fonte: ASMETRO-SN

COMPARTILHAR