28

maio/2012

Policiais se mobilizam por melhoria na segurança pública

Entidades policiais e também de trabalhadores que atuam na área de segurança pública se reuniram, nesta segunda-feira (28/05), na sede da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), para o início de uma série de reuniões com a intenção de debater temas comuns às categorias e também para organizar estratégias de mobilização dos profissionais de segurança pública.

A reunião teve início na parte da manhã e alongou-se durante todo o dia. Os representantes de cada categoria estiveram reunidos e debateram para construir uma agenda de temas comuns. No período da tarde, em reunião ampliada, os representantes voltaram a discutir uma pauta de reivindicações comum e também estratégias para uma mobilização durante a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que vai ocorrer no Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 22 de junho.

Às vésperas do país sediar grandes eventos mundiais, como a Rio+20, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, o sentimento dos profissionais de segurança pública é que a categoria atravessa um momento muito difícil. Os policiais e profissionais da área de segurança pública decidiram, portanto se unir. Todas as entidades precisam estar juntas nas reivindicações, para mostrar que as perdas de direitos que esses profissionais vêm sofrendo desagradam a todos. Isso tem gerado uma grande desmotivação naqueles que se sacrificam e arriscam a própria vida para dar segurança aos demais cidadãos.

Estiveram presentes pela FenaPRF: O Presidente, Pedro Cavalcanti, o Diretor de Finanças, Ricardo Sá, o Diretor Parlamentar, Tácio da Silveira, o Diretor de Patrimônio, Itler José de Oliveira, o Coordenador de Relações do Trabalho, Marcos Khadur, o Coordenador de Políticas Sociais, Cesar Arruda, e o PRF Marcos Dias, representante da FenaPRF no CONASP e Diretor Social do SINPRF/TO.

Além da FenaPRF, que foi  anfitriã do evento e recebeu todas as entidades em sua sede, participaram do encontro:
– Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (COBRAPOL), com o Presidente, Jânio Bosco Gandra;
– Associação Brasileira de Criminalística (ABC), com o Presidente, Iremar da Silva;
– Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais (ABRAPOL), com o Presidente, Celso Neto;
– Associação Nacional das Entidades Representativas de Praças (Anaspra), com o Diretor Executivo, Luiz Gonzaga Ribeiro;
– Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), com o Presidente, Leôncio;
– Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), com o Presidente, Hélio Buchmüller, e o Presidente do Conselho Fiscal, Agadeilton Menezes;
– Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme), com o Diretor de Relações Institucionais, Elias Miler;
– Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), com o Presidente, Marcos Wink
– Federação Nacional dos Profissionais em Papiloscopia e Identificação (FENAPPI), com o Vice-presidente, Nilton Pfeifer;
– Sindicato dos Agentes Penitenciários Federais (SINAPF/MS), com a Presidente, Cintia Rangel, neste ato, representando todos os agentes penitenciários federais do Brasil;

Como resultado do encontro, foi criado o MOVIMENTO NACIONAL DOS POLICIAIS E PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA, que terá lançamento oficial na data de 20/06/2012, na cidade do Rio de Janeiro, durante a Rio+20. A união destas entidades tem por objetivo nortear os atos e movimentos reivindicatórios comuns das categorias, em torno de uma pauta deliberada pela valorização dos policiais e profissionais de segurança pública.

Pauta esta que será encaminhada até o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na tentativa de alcançar os objetivos de solução aos problemas existentes. Ficaram também decididas outras ações a serem desencadeadas durante a conferência Rio+20, na tentativa de revelar à população, bem como sensibilizar o Governo Federal, sobre a atual situação da segurança pública brasileira.


A reprodução desta notícia é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência FenaPRF’

 

COMPARTILHAR