Agentes da Polícia Rodoviária Federal prenderam, nestas terça e quarta-feira, 18 pessoas nas rodovias federais do Rio. Quatro foram presos por contrabando e descaminho, quatro por porte ilegal de armas e munições, dois por embriaguez ao volante, quatro por receptação e quatro foragidos da Justiça.
Dos dois presos por dirigirem em estado de embriaguez alcoólica, um foi flagrado na BR 116, km 164, altura da Pavuna. O motorista, de 51 anos, dirigia um veículo Audi/A3 e foi submetido ao teste do bafômetro que acusou 0,74 mg/l. O outro caso ocorreu na BR 101, km 530 em Paraty. O teste de bafômetro do motorista, de 60 anos, acusou teor de 0,45 mg/l. As ocorrências foram encaminhadas à 38ª DP (Brás de Pina) e 167ª DP (Paraty), respectivamente.
Dos quatro motoristas presos por receptação, dois estavam dirigindo motocicletas, um dirigia um caminhão e outro um automóvel. Na BR 040, Km 22, altura de Três Rios, um motorista, de 61 anos, dirigia um caminhão que circulava com um motor cuja numeração estava raspada. A ocorrência foi registrada na 108ª DP (Três Rios).
As motocicletas foram recuperadas em Duque de Caxias, no Km 144 da BR 116 e em Paraty, no Km 530 da BR 101. A primeira havia sido roubada no mês passado e a segunda estava circulando com um motor de outra motocicleta, roubada no ano de 2005. As ocorrências foram encaminhadas à 66ª DP (Piabetá) e 167ª DP (Paraty), respectivamente. Já em Campos dos Goytacazes, um homem de 21 anos foi flagrado dirigindo um veículo GM/Corsa, com número de motor raspado, a fim de ocultar sua procedência. Este caso foi apresentado na 134ª DP (Campos). Todos motoristas foram autuados pelo crime de receptação.
As apreensões de armas e as prisões pelo porte ilegal ocorreram nas BR’s 040, 101 e 356. No total, foram apreendidos um revólver Taurus calibre 38, uma garrucha Rossi calibre 22, uma espingarda calibre 12 (de fabricação artesanal), além de 21 munições de calibres diferentes. Os policiais descobriram que o número de série do revólver Taurus correspondia a uma arma extraviada da PMERJ, e estava de posse de um homem de 48 anos, em Campos dos Goytacazes. Todos os motoristas foram autuados pelo porte ilegal da arma e munições, com registros nas 108ª, 119ª, 134ª e 145ª DP, conforme a área da ocorrência.
Vários artigos que não possuíam documentação fiscal foram apreendidos nas BR’s 040 e 101. Dentre as mercadorias apreendidas estavam aparelhos de som automotivo, materiais de informática, celulares, diversas peças de vestuário falsificadas de marcas famosas, além de 4.200 maços de cigarros de origem paraguaia. Os cigarros eram transportados por um homem de 46 anos, passageiro de um ônibus de linha interestadual, em Três Rios. O contrabando foi registrado na 108ª DP (Três Rios). Os demais casos foram encaminhados para registro nas 76ª, 108ª e 134ª DP. Os donos das mercadorias foram autuados por contrabando e descaminho, conforme o caso apresentado.
Os agentes também prenderam quatro foragidos da justiça. Um dos motoristas com mandado de prisão em aberto foi flagrado na BR 116, Km 71, em Teresópolis e apresentado na 110ª (Teresópolis). Ele dirigia um Fiat/Fiorino, com placas de Minas Gerais, e era procurado por roubo. Outro acusado, que era procurado por homicídio, foi preso em Paraty. O homem, de 57 anos, estava a bordo de um Fiat/Uno e após a consulta ao sistema de segurança pública foi encaminhado para a 167ª DP.
Mais dois foragidos foram flagrado em Itaboraí e em Niterói. Constava contra eles mandados de prisão por roubo. As ocorrência foram apresentadas na 71ª e 77ª DP, respectivamente.
Fonte: O Dia