Fiscalização também está vinculada a um protesto para reestruturação da PRF no Estado e se estende nesta segunda-feira na BR-116
Cerca de 350 policiais rodoviários federais ligados ao Sindicato da categoria no Rio Grande do Sul fazem blitz de veículos de carga em 18 pontos do Estado. A fiscalização é uma forma de protesto da categoria a favor de “uma reestruturação da polícia”, diz o presidente do sindicato gaúcho, Francisco Dalla Valle Vonkossel. Vinculada a manifestação também ocorre a operação de combate ao roubo de cargas. Na BR-116, em Caxias, a 5ª delegacia da PRF realizou a ação desde as 6h30min desta segunda-feira até ao meio-dia, em frente ao posto nos dois sentidos da rodovia, conforme explica o inspetor chefe Leandro Lins Baía.
Foram fiscalizados em Caxias 279 veículos. Ocorreram 79 autos de infração, 28 documentos foram recolhidos, cinco apreendidos e sete rádios de comunição apreendidos porque não tinham licença para operar. Nenhuma carga ílicta foi encontrada na ação.
Outras reinvidicações da categoria são aumento do efetivo, melhor estrutura para treinamento, para ações de inteligência nas fronteiras e melhora nos benefícios. Em alguns pontos de Caxias o trânsito fica congestionado e lento. Na Serra, representantes do sindicato acompanham a ação. A operação acontece em todo o país.
Fonte: Lê Ouve