Em nota, afirma que governo de SP não fez plano de atuação
Em meio à troca de acusações sobre aumento da violência em São Paulo, o Ministério da Justiça divulgou nota ontem informando que, por várias vezes, ofereceu ajuda ao governo do estado na área de segurança. Segundo o ministério, o governo paulista não aceitou. Ontem, diante de declarações de integrantes do Executivo estadual atribuindo parte da elevação dos índices de violência à falta de empenho do governo federal no combate ao crime nas fronteiras do país, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, voltou a oferecer recursos federais para São Paulo.
“Essa proposta foi reiterada, inclusive, em reunião do ministro da Justiça com o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em junho deste ano, em que questões da área de inteligência policial foram debatidas”, diz a nota do ministério. No texto, o ministério esclarece que, como não é um mero repassador de recursos, pediu ao governo estadual que apresentasse um plano de atuação, o que não foi feito.
“A proposta de apoio consistiu na elaboração de um plano conjunto de ações voltadas ao combate do crime organizado e da criminalidade violenta, a exemplo do que vem sendo executado por outros estados brasileiros, como o Rio de Janeiro e Alagoas”, diz a nota.
O ministério sustenta ainda que é “inaceitável, além de inverídica” a alegação de que a elevação da violência em São Paulo vem da falta de controle nas fronteiras. O ministério informou que encaminharia ainda ontem ofício ao governador Geraldo Alckmin para manifestar “mais uma vez, a intenção de que seja pactuado um plano integrado de segurança pública, com compartilhamento de dados de inteligência e oferecimento de vagas nos presídios federais, para que possam ser abrigados líderes de organizações criminosas que de dentro de presídios estaduais estejam comandando ações do crime organizado”.
O governo paulista informou, em nota, que ainda não havia recebido o ofício e que, “assim que o receber, adotará as providências para intensificar a cooperação no combate ao crime”. “O governador Geraldo Alckmin reitera que toda colaboração do governo federal na Segurança Pública é bem-vinda”, conclui.
Fonte: O Globo