Levantamento foi feito de janeiro até este mês, em comparação com 2011. Motoristas reclamam e sugerem melhorias no Triângulo e Alto Paranaíba.
Os motoristas que trafegam pela BR-365, entre Uberlândia e Patos de Minas, reclamam do perigo nos trevos de acesso às cidades por onde passa a rodovia. Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apontou que os acidentes nestes locais aumentaram. De janeiro até este mês foram registrados 19 acidentes. A mesma quantidade registrada em todo o ano passado, mas com um agravante, já que em 2012 duas pessoas morreram.
A BR-365 é a principal ligação entre o Triângulo Mineiro e o Nordeste do Brasil. No trecho entre Patos de Minas e Uberlândia, a rodovia corta dezenas de municípios, e alguns trevos de acesso para estas cidades representam perigo para os motoristas. Tanto pelo traçado da obra, quanto pelo desrespeito à sinalização.
Alguns flagrantes foram registrados no trevo de chegada a Indianópolis, no Triângulo Mineiro. “O trânsito está complicado. É difícil. Tem que ter rotatória melhor e fazer um viaduto”, comentou o motorista Gilberto José da Silva. “O certo seria um viaduto. Deve ter acontecido muito desastre aqui”, acrescentou o também motorista, Valdir Peres.
Já para entrar no município de Romaria, no Alto Paranaíba, é ainda mais difícil, pois falta rotatória e os veículos são parados na pista para que a volta seja feita. Com isso, são alvo de mais reclamações. “Muito mal feito este trevo. Ainda mais que você não tem como passar aqui e retornar. Toda vez que eu passo aqui eu sei que estou correndo risco e os demais motoristas também”, argumentou Adermar Rodrigues de Macedo, motorista. O médico Milo Santos.
Também concordou. “Eu acho extremante perigoso, não só este trevo aqui, como o próximo a Iraí de Minas, devido ao grande número de carros e veículos pesados. Falta o trevo com rotatória ou pelo menos o quebra-molas para diminuir a velocidade”, comentou.
No trevo de acesso para quem vai para Ibiá, via Patrocínio, no Alto Paranaíba, também existem mais perigos. De acordo com a PRF, o do trevos é considerado um dos mais perigosos da BR-365. Quem passa diariamente pelo local, como o motorista Paulo Vinícius Caixeta, conhece bem o perigo. “Aqui está feio. É perigoso. Já vi muitos acidentes, principalmente quando os caminhões cruzam a rodovia e vai fazer o retorno, aí vem um carro pequeno e dá acidente”, contou o motorista Paulo Vinícius Caixeta.
Ainda segundo a PRF, em outros pontos da estrada também houve aumento do número de acidentes. No trevo de entrada do distrito de Santana de Patos, muito utilizado para quem vai para Araxá e o estado de São Paulo foram registrados 11 acidentes com cinco feridos neste ano. Enquanto que no ano passado foram oito casos.
No acesso para Coromandel, em 2012 já foram 10 acidentes, com duas mortes. A mesma quantidade registrada em 2011. Para o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Patos de Minas, Sérgio Pereira, são dois os fatores que contribuíram para esse aumento nos acidentes. “A falta atenção ou o desrespeito à sinalização por parte de alguns motoristas que não obedecem a parada obrigatória ou que fazem a conversão à esquerda sem aguardar a preferência de passagem de veículos que estão transitando pela BR são fatores que contribuem. Aliado à isso, nós temos as condições físicas dos trevos, que são todos trevos abertos e as rodovias que intercedem com a BR e os motoristas que chegam nela precisam dar a preferência da passagem. Isso tudo influencia”, explicou.
O inspetor e delegado da PRF já encaminhou aos órgãos responsáveis um relatório sobre a situação dos trevos. “Nós oficiamos tanto o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) quanto o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) sugerindo e solicitando a eles melhorias nas condições físicas dos trevos e a possibilidade da construção de rotatórias. Pedimos até mesmo a colocação de sonorizadores, redutores de velocidade e a melhoria na sinalização”, concluiu.
Sobre as reclamações, o Dnit informou que vai implantar uma série de dispositivos ao longo da BR-365 com o intuito de aumentar a segurança dos usuários dos trevos de acesso. Informou, também, que alguns dos trevos serão reformados e serão instalados redutores eletrônicos de velocidade. O Dnit estuda, ainda, a possibilidade de instalar quebra-molas nas vias transversais, apesar disso, não informou prazos.
A produção do MGTV da TV Integração, afiliada Rede Globo, tentou contato com a assessoria de imprensa do DER, mas não conseguiu falar com nenhum responsável.
Fonte: G1